x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 27

DFC quais contas contabeis usar?

alex rocha

Alex Rocha

Prata DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 2 horas Segunda-Feira | 13 julho 2026 | 18:36

Boa Noite, é a primeira vez que estou elaborando uma DFC. Utilizo o alterdata como sistema contábil e tenho que cadastras as contas para sair o relatório, é para uma licitação de uma empresa serviços do LP. Sou da parte fiscal e tenho que cumprir essa demanda no momento e meu conhecimento é pequeno nessa parte. Ja li o CPF 03 e mesmo assim a dúvida permanece em relação aos vinculos das contas no sistema. 

Devo vincular somente as contas do balanço como: Caixa e equivalente caixa? Clientes a receber, imobilizado, fornecedores, emprestimos, salario, impostos, mutuo....? 
As contas de resultado deve vincular tambem?

Estou elaborando pelo método direto. Quem puder me ajudar agraço. 

Glauber Maranha Santos

Glauber Maranha Santos

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 1 hora Segunda-Feira | 13 julho 2026 | 19:54

Pelo método direto, você pode realizar em um relatório excel ou Word que será mais fácil. 
Primeiro você veja os recebimentos de clientes e o faturamento se foram todos à vista. 
Faz o seguinte raciocínio: 
Tinha em 31/12/24 20 mil a receber. 
Vendi em 2025 80mil 
Tenho em clientes a receber: 5mil 
Quanto eu recebi? Note se que é a mesma coisa de pegar saldo inicial+vendas-saldo final Totalizando 95mil recebidos. 
Essa será minha soma do caixa (Débito)
Faça o mesmo pra suas compras que no caso será a diminuição, assim como qualquer outro pagamento. Não se preocupe com competência pois a DFC é a única demonstração que é feita pelo regime de caixa veja somente pagamento, ou seja, pgto de compras pra revenda, folha de pagamento, demais despesas da empresa, lucros distribuidos e etc
Com isso no modelo da DFC você pega: Saldo inicial Cx 31/12/2024 - Acontencimentos de recebimentos e pagamentos em 2025 - Saldo final 31/12/2025.
Cada linha da DFC evidencie o que foi pago e se há algum tipo de recebimento diferente de receitas de vendas faça o detalhamento também.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies