x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 280

Por onde começar?

MATHEUS COSTA PIRES

Matheus Costa Pires

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 6 semanas Sexta-Feira | 31 julho 2026 | 11:23

Prezados amigos contadores,
Sou recém formado na profissão e possuo meu CRC ativo.

Tenho aproximadamente 2 anos de atuação na profissão(1 em escritorio, 1 em empresa privada tributada como lucro real) e ontem, recebi proposta de um cliente que possui um mercadinho de varejo em uma comunidade no RJ.

Minhas duvidas em relação a esse negócio são:
Como um CNPJ se mantém ativo por 5 anos e, ao perguntar ao proprietário, coisas simples como: qual seu controle do estoque, qual seu lucro liquido, qual seu faturamento?
Ele responde que não faz a menor ideia do que responder, não sabe faturamento, lucro, quanto possui de estoque...

Em casos como este, vocês costumam correr ou ainda tentar auxiliar?
Sinceramente, a desorganização do mercadinho já me deixou bastante em duvidas em relação a ele.

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 semanas Sábado | 1 agosto 2026 | 17:44

Entendo que vale a pena orientar e também sugerir sistemas para controle ou, de início, o inventário físico, nesse caso se as obrigações acessórias não exigirem um controle mais rigoroso.
Mas lembre-se que tudo dependerá da vontade do empreendedor em orgarnizar-se.
Só tome cuidado para não absorver essas atividades e ficar responsável por elas, salvo, é claro, se desejar também prestar esse serviço.

JR Contabilidade e Consultoria S/S Ltda
[email protected]
João Luís

João Luís

Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 4 semanas Segunda-Feira | 17 agosto 2026 | 09:31

Vale também ressaltar que é nesse momento que você adquire os melhores insights para empreender e se manter resiliente, resolvendo o problema do seu cliente, e sempre buscar melhorar!
São esses clientes que podem alavancar seu empreendimento. A indicação é uma forte aliada.
Sigo a disposição!

O sucesso profissional não vem da ausência de desafios, mas da nossa capacidade de transformá-los em soluções.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies