Loren Francisco
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Empresa tinha saldo no Vida e Previdencia, o Banco creditou na conta pessoal dos socios, como faço esse lançamento?
respostas 3
acessos 54
Loren Francisco
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Empresa tinha saldo no Vida e Previdencia, o Banco creditou na conta pessoal dos socios, como faço esse lançamento?
Ricardo C. Gimenez
Membro Club Moderador , Contador(a)Bom dia, Loren
Favor informar:
a) regime tributário da empresa;
b) quem pagava as mensalidades;
c) data e natureza do resgate;
d) quando se iniciou o plano;
e) se havia controle contábil do saldo deste plano;
f) se o plano ofereceu extrato.
No aguardo.
Loren Francisco
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde Ricardo,
A Empresa é do Simples Nacional. A empresa depositou um valor unico em 2022, e o resgate se deu direto na conta de um sócio, sem me avisarem e sem extrato.
O saldo do plano consta no Patrimônio, e agora eu preciso dar baixa.
Agradeço pela atenção
Ricardo C. Gimenez
Membro Club Moderador , Contador(a)Boa tarde, Lore.
Obrigado pelo retorno.
Pelas informações apresentadas, prefiro me abster de sugerir um lançamento contábil.
O caso envolve aspectos que vão além da simples baixa de um ativo, pois o resgate de um investimento pertencente à empresa foi creditado diretamente na conta bancária de um sócio. Sem conhecer a documentação do plano, a titularidade do contrato, o comprovante do resgate, o extrato da aplicação e a justificativa para o crédito em conta particular, não é possível concluir qual foi, de fato, a natureza da operação.
Nessas condições, qualquer lançamento seria mera suposição e poderia mascarar uma eventual confusão patrimonial ou outra irregularidade documental.
Minha sugestão é, primeiramente, obter junto à instituição financeira toda a documentação relativa ao plano e ao resgate. Somente após essa análise será possível definir o tratamento contábil adequado.
Bom trabalho.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies
Controle como o Portal Contabeis usa cookies. Voce pode mudar essa escolha a qualquer momento pelo link "Preferencias de cookies" no rodape.