x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 10.403

Conta Ajustes nas contas Transitorias

Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 14:53

Ola Boa Tarde!! já pesquisei em varios tópicos mas não consegui esclarecer minha dúvida, estou encerrando um balanço onde tem um saldo de inss a recolher, mas a empresa não deve esse valor como até já encerrou suas atividades, deu baixa em tudo, agora queria lançar esse inss na conta Ajustes que fica no grupo de contas transitorias, mas não sei o que fazer com esse valor depois,
D- inss a recolher(PC) 50.00
C- Ajustes (CT)

e para zerar a conta ajustes, qual procedimento devo realizar?
desde já agradeço

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 01:22

Tania, bom dia.

Caso esse saldo do passivo circulante seja de anos anteriores:

D - Inss a Recolher (PC)
C - Lucros Acumulados (PL)

Caso seja desse ano, provavelmente tenha sido provisionado a maior.
Então, basta inverter os lançamentos:

D - INSS a Recolher (PC)
C - Desp de INSS (CR)

Sobre a conta sugerida de ajustes, alocação prejudicada pelo fato de não existir, contabilmente falando. O lançamento cabível no lugar de ajustes, seria então de receitas não operacionais - outras receitas ou lançamento similar.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Tanya

Tanya

há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 09:32

Ola hugo Bom Dia, sim esse saldo é de anos anteriores, então posso usar em contrapartida o lucro acumulado, eu achava que usava a conta ajustes e depois usava o lucro acumulado, mas desse jeito que vc orientou é mais fácil, obrigada pela ajuda...daí eu posso usar um historico tipo: Ajuste de inss de anos anteriores. né

Obrigada

Tanya

Tanya

há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 13:06

Ok...Obrigado! Hugo será que vc poderia me ajudar em outra dúvida minha, referente a esse mesmo balanço eu estou encerrando ele, né, porque a empresa fechou, eu sei que tenho que liquidar com a conta caixa, conta capital social e patrimonio liquido mas não sei como fazer isso na pratica, vc poderia me auxiliar por favor quais lançamentos devo fazer...
desde obrigado

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 14:11

Boa tarde Tanya,

Naturalmente o Hugo irá orientá-la no que diz respeito aos registros contábeis a serem elaborados, entretanto, deixe-me alertá-la para outras providências que devem ser tomadas.

Para tanto, recomendo a leitura dos comentários postado no tópico Encerramento de Empresas nesta mesma sala.

...

Tanya

Tanya

há 14 anos Sexta-Feira | 17 setembro 2010 | 15:18

Boa Tarde Saulo... eu já li todos os tópicos do forum que diz respeito a encerramento inclusive esse que vc me indicou, mas no topico indicado por vc tem uma pergunta sem resposta que é a mesma que faço agora " como funciona na pratica os lançamentos de encerramento" que tambem foi pergunta pelo Paulo Renato Ferreira de Almeida, estou com muitas dúvidas a respeito desse encerramento, se puder me auxiliar ficaria muita agradecida

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sábado | 18 setembro 2010 | 11:23

Bom dia Tanya,

Tendo em conta a extensão do assunto, vou abordá-lo de maneira simplista com vistas a permitir-lhe assimilar os procedimentos ordenados pela legislação atinente a matéria a despeito de já ter abordado o assunto em outras oportunidades.

Segundo o Inciso III, artigo 1.103, da Lei 10.406/2002 - Código Civil, Inciso III, Artigo 210 da Lei 6404/1976, liquidar uma empresa significa realizar (transformar em dinheiro) o Ativo, saldar as obrigações com terceiros (Passivo) e restituir aos sócios a parte que cabe a cada um no Patrimônio Líquido remanescente

Procedimentos
Tecnicamente, a primeira providência a ser tomada para a liquidação da pessoa jurídica é o levantamento de inventário e a elaboração de um "balanço inicial de liquidação" abrangendo o período de 1º de Janeiro até a data em que os sócios decidirem pela liquidação. Esse balanço, que não produzirá qualquer efeito fiscal, tem por finalidade única a de fornecer aos sócios elementos seguros sobre o patrimônio e situação financeira da empresa no momento em que se iniciará o processo de extinção.

Após a elaboração deste balanço, inicia-se efetivamente ao processo de liquidação. Nessa fase, serão realizados todos os ativos e liquidados todos os passivos. Finda essa fase ou processo, admite-se duas possibilidades:

Não foram liquidados todos os ativos e todos os passivos
Na oportunidade será levantado um novo Balanço de Liquidação com apuração de resultados. Os sócios deverão deliberar no sentido de determinarem como serão divididos os bens, suportadas os prejuízos e as obrigações ainda pendentes. Nesta premissa deve ser rigorosamente observada a proporcionalidade percentual da participação de cada sócio no Quadro Societário da empresa.

Abra uma conta transitória no Passivo Circulante que a seu critério poderá intitular-se "Conta Corrente dos Sócios" que receberá, por transferência, os saldos das contas remanescentes já influenciados pelo resultado apurado na liquidação, conforme Balanço supra, proporcionalmente à participação de cada sócio.

Foram liquidados todos os ativos e passivos;
Neste caso só restarão as contas do Caixa, Bancos e as do Patrimônio Líquido. O procedimento deverá ser idêntico ao mencionado acima. Credite as contas remanescentes do Ativo e debite as do Patrimônio Liquido em contrapartida a "Conta Corrente dos Sócios" observando o percentual de participação de cada sócio no Quadro Societário.

Como já mencionei neste tópico "Desta maneira ao final dos lançamentos restará saldo apenas nas Contas Correntes que deverão ser "zeradas" pela entrega dos bens e direitos ou pela assunção das obrigações mencionadas em "Termo de Compromisso ou de Recebimento", "Escrituras Públicas" etc., devidamente lavrados em Cartório, e assinados por cada sócio.

Diante do até então exposto, é imperativo que todas as decisões sejam tomadas antes do Distrato, posto que nele devam constar os termos e a forma do encerramento da empresa. É aconselhável, também que se liquidem as pendências tanto credoras quanto devedoras antes do encerramento da empresa, dada a praticidade de se fazer isto enquanto Pessoa Jurídica.

Os Distratos Sociais litigiosos devem ser elaborados judicialmente com a nomeação de um terceiro que deverá se encarregar do processo de encerramento e partilha com base no Balanço Patrimonial levantado pelo Contador.

Uma vez encerrada a contabilidade, devem ser escriturados o livros Contábeis, (Razão, Diário e o Lalur se for o caso) como também os livros fiscais para posterior encadernação e registro.

A data de encerramento da contabilidade deve coincidir com a da Baixa do CNPJ da empresa, logo, devem ser cumpridas todas as obrigações acessórias do período até aquela data, DCTF, DIPJ, DACON, DIRF e etc."

Nota
No lapso de tempo ocorrido entre a data do Balanço Inicial de Liquidação e a do término da realização dos Ativos e Passivos, devem ser encerradas as atividades operacionais da empresa e todo o esforço deve se concentrar na referida realização. Nestes termos os registros contábeis serão normalmente elaborados até que realizados os Ativos e Passivos, ou que esgotados os esforços para realização, os sócios determinem a liquidação da empresa. É quando deverá ser levantado o Balanço (Final) de Liquidação.

Cada sócio deverá transferir (fazer constar) os bens, direitos, as dívidas e ônus reais decorrentes da dissolução da sociedade na sua Declaração Anual de Ajuste de Imposto de Renda de Pessoa Física - DIRPF.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade