x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 53.283

o que CONTA REDUTORA NO ATIVO ?

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 16:28

uma boa tarde a todos,
por favor alquem que puder me ajudar , mas eu gostaria que alguem que entendesse realmente do assunto me ajudasse, muitos falam,falam, mas são poucos os que realmente entende.
a minha duvida é : quais são ou qual é a conta redutora do ativo ? e pq ela se chama redutora ? se possivel me da exemplos. e se existe alguma conta redutora no passivo , e quais são ,( se é que existe ) estou com essa duvida a meses e ninguem consegue me responder com firmeza.
muito grato.

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 09:22

Olá Natalicio Oliveira.
As contas redutoras do Ativo, tem saldos credores, por isso são demonstradas com o sinal (-).
Elas abatem o valor do mesmo.
Alguns exemplos:
(-)PDD
(-) Duplicatas Descontadas
(-) Depreciações
Isso no Ativo tá? no Passivo temos (-) Capital a Integralizar e (-) Prejuízos Acumulados
Essas contas como citei no início, reduz o saldo tá? por isso, são chamadas de redutoras.
Espero ter ajudado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 14:35

Boa tarde Natalicio,

A finalidade das chamadas "contas redutoras" está em ajustar o saldo da conta que está sendo reduzida.

Tomando-se o exemplo acertada e apropriadamente dado pelo Robelyo, se tem que a conta "Duplicatas Descontadas" é redutora da conta "Clientes" ou de "Duplicatas a Receber".

Figurando (no Balanço Patrimonial) imediatamente abaixo da conta a que reduz, as redutoras permitem aos usuários da contabilidade a visão atualizada dos saldos. Assim, se a empresa tem determinado valor na conta "Titulos a Receber" mas uma parte já foi descontada em Bancos, a conta "Duplicatas Descontadas" irá indicar o fato

Na mesma premissa a conta "Capital a Integralizar" redutora da conta de "Capital Social" informa que do Capital Social subscrito ainda falta integralizar o valor citado. As "Depreciações" reduzem e ajustam os bens do "Imobilizado", os "Juros a Incorrer" ajustam os "Empréstimos e Financiamentos", etc.

...

Rebeca Quézia Moraes Santana

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 09:39

Parabéns pelo Tópico Natalicio...Porém ainda fiquei queria uma conclusão basica sobre este mesmo assunto, o que realmente é uma conta redutora do ativo? Desde já agradeço a quem poder me responder !

Rebeca Quézia

“A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.” (Horácio)
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 14:24

Rebeca,
Lleia atentamente a resposta do Saulo que já respondeu, ex;
Ativo
Não Circulante
Imobilizado
Veiculos.....................................50.000,00
(-) Depreciações acumuladas.... 20.000,00 ( saldo veiculos 30.000)

OBS; a Conta Veiculo do ATIVO foi reduzida pelas depreciações)

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 18:28

A finalidade das chamadas "contas redutoras" está em ajustar o saldo da conta que está sendo reduzida, a definição pode ser essa para Contas redutoras do Ativo? as contas sei quais, porem quero uma definição do que é a CONTA REDUTORA DO ATIVO

Rebeca Quézia

“A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.” (Horácio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade