x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 51.570

o que CONTA REDUTORA NO ATIVO ?

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 16:28

uma boa tarde a todos,
por favor alquem que puder me ajudar , mas eu gostaria que alguem que entendesse realmente do assunto me ajudasse, muitos falam,falam, mas são poucos os que realmente entende.
a minha duvida é : quais são ou qual é a conta redutora do ativo ? e pq ela se chama redutora ? se possivel me da exemplos. e se existe alguma conta redutora no passivo , e quais são ,( se é que existe ) estou com essa duvida a meses e ninguem consegue me responder com firmeza.
muito grato.

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 09:22

Olá Natalicio Oliveira.
As contas redutoras do Ativo, tem saldos credores, por isso são demonstradas com o sinal (-).
Elas abatem o valor do mesmo.
Alguns exemplos:
(-)PDD
(-) Duplicatas Descontadas
(-) Depreciações
Isso no Ativo tá? no Passivo temos (-) Capital a Integralizar e (-) Prejuízos Acumulados
Essas contas como citei no início, reduz o saldo tá? por isso, são chamadas de redutoras.
Espero ter ajudado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 16 setembro 2010 | 14:35

Boa tarde Natalicio,

A finalidade das chamadas "contas redutoras" está em ajustar o saldo da conta que está sendo reduzida.

Tomando-se o exemplo acertada e apropriadamente dado pelo Robelyo, se tem que a conta "Duplicatas Descontadas" é redutora da conta "Clientes" ou de "Duplicatas a Receber".

Figurando (no Balanço Patrimonial) imediatamente abaixo da conta a que reduz, as redutoras permitem aos usuários da contabilidade a visão atualizada dos saldos. Assim, se a empresa tem determinado valor na conta "Titulos a Receber" mas uma parte já foi descontada em Bancos, a conta "Duplicatas Descontadas" irá indicar o fato

Na mesma premissa a conta "Capital a Integralizar" redutora da conta de "Capital Social" informa que do Capital Social subscrito ainda falta integralizar o valor citado. As "Depreciações" reduzem e ajustam os bens do "Imobilizado", os "Juros a Incorrer" ajustam os "Empréstimos e Financiamentos", etc.

...

Rebeca Quézia Moraes Santana

Rebeca Quézia Moraes Santana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 09:39

Parabéns pelo Tópico Natalicio...Porém ainda fiquei queria uma conclusão basica sobre este mesmo assunto, o que realmente é uma conta redutora do ativo? Desde já agradeço a quem poder me responder !

Rebeca Quézia


“A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.” (Horácio)
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 14:24

Rebeca,
Lleia atentamente a resposta do Saulo que já respondeu, ex;
Ativo
Não Circulante
Imobilizado
Veiculos.....................................50.000,00
(-) Depreciações acumuladas.... 20.000,00 ( saldo veiculos 30.000)



OBS; a Conta Veiculo do ATIVO foi reduzida pelas depreciações)


Um abraço,


Rogerio de Souza Santos
Rebeca Quézia Moraes Santana

Rebeca Quézia Moraes Santana

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 18:28

A finalidade das chamadas "contas redutoras" está em ajustar o saldo da conta que está sendo reduzida, a definição pode ser essa para Contas redutoras do Ativo? as contas sei quais, porem quero uma definição do que é a CONTA REDUTORA DO ATIVO

Rebeca Quézia


“A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas.” (Horácio)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.