x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.004

Empresa individual transformada para limitada

GILSON LUIZ RODRIGUES PONSI

Gilson Luiz Rodrigues Ponsi

Bronze DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 18 setembro 2010 | 09:20

Uma empresa individual foi transformada em sociedade empresaria Ltda, sendo o registro na junta comercial em 08/12/2009. Para isso houve aumento no capital social que era de R$15.000,00 passando para R$20.000,00. Minha duvida e quanto ao encerramento do exercicio visto que em 31 de dezembro a mesma ja era limitada. Pela transformacao alterou a denominacao social da empresa. Tenho que integralizar o capital social do socio ingressante dentro do exercicio pois preve que a integralizacao e na assinatura do contrato de transformacao. Minha duvida e com qual denominacao social encerro o exercicio, NOME INDIDIVUAL OU COM A DENOMINACAO DA LIMITADA. Emissao do livro diario ate 07/12/2009 com a denominacao social da individual e a partir do dia 08/12/2009 denominacao da limitada.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 18 setembro 2010 | 10:41

Caro Gilson, bom dia.

Veja que na transformação da firma individual para limitada, não houve alterações do nº do CNPJ e nem da inscrição estadual, ou seja, tal transformação conserva a personalidade jurídica da entidade anterior (empresa individual).

O que acontece nesses casos de transformação, são mudanças de responsabilidades, direitos e obrigações dos sócios, com modificação da organização empresarial anterior. Mas o ponto culminante é que o empregador continua sendo o mesmo.

A contabilidade da empresa individual deverá ter sequencia normal pela limitada.

Diante do exposto, deve ser gerado um só diário com dados da situação cadastral 31/12/2009, que será então, da limitada.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade