x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.093

Ajuste de Lançamentos Contábeis.

FRANCINEI SCHWEIKERT

Francinei Schweikert

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2010 | 10:32

Bom Dia

Gostaria de saber qual o procedimento devo adotar para consertar um erro feito no balanço 2008 onde foi feito um lançamento de adiantamento de lucros sendo que a empresa está com o passivo descoberto e jamais teve lucros, inclusive esse adiantamento foi lançado no ativo. É de uma empresa que veio de outro escritório. Gostaria de consertar em 2009, mas tenho dúvidas no lançamento. Como devo Proceder?

Att.

Nei

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 22 setembro 2010 | 14:04

Boa Tarde, Francinei.

1) Se a empresa não teve lucro em 2008 e distribuiu lucros aos sócios por conta dessa ano, esta distribuição caracteriza pagamento de honorários sujeito à incidência de INSS e IRRF.

2) Veja também como foi declarado no IR PF dos sócios; se foi como distribuição de lucros, estes deverão fazer retificação da declaração do IR PF declarando como rendimentos tributáveis.

3) Verifique e informe os lançamentos efetivamente feitos na contabilidade (sem necessidade de citar valores), pois a contabilização de adiantamento de lucros aos sócios deve ser:
D - PL, Resultado do Exercício, como Adiantamento de Lucros
C - AC, Caixa ou Bancos, ou
C - PC, Distribuição de Lucros aos Sócios ou c/c Sócios.

A partir destas informações é possível melhor esclarecer, Ok!

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade