x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.597

Remessa e Retorno Industrialização

Evandro

Evandro

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 15:26

Boa tarde pessoal do forum, tenho uma dúvida e já agradeço quem conseguir me ajudar. A faturista da empresa em que trabalho, cuida de um grupo de empresas e no ano passado, ela fez retorno de industrialização da empresa X para empresa Y, só que esqueceu de fazer algumas remessas da empresa Y para X. Pergunto: contabilmente existe algum lançamento para retificar isso ou diminuir o "equivoco", visto que agora na contabilidade tem mais retorno do que remessa de industrialização.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 28 setembro 2010 | 17:29

Boa tarde, Evandro


A faturista da empresa em que trabalho, cuida de um grupo de empresas e no ano passado, ela fez retorno de industrialização da empresa X para empresa Y, só que esqueceu de fazer algumas remessas da empresa Y para X.

Considerando que o caso se trata de remessa para industrialização e consequente retorno com o valor da transformação agregado, presupõe-se que estará havendo modificação no custo das mercadorias ou produtos vendidos, o que abrange o resultado de exercícios já encerrados.

Pergunto: contabilmente existe algum lançamento para retificar isso ou diminuir o "equivoco", visto que agora na contabilidade tem mais retorno do que remessa de industrialização.

Caso o lapso envolvesse apenas a omissão de poucos lançamentos de retornos sem remessas e de valores idênticos envolvendo apenas as contas de compensação, ou eventualmente as contas patrimoniais, bastaria seguir as diretrizes da Resolução CFC 596/85; no entanto, como também estas transações modificaram a situação patrimonial da empresa, será necessário recorrer às técnicas de ajustes anteriores, assunto que já foi exaustivamente debatido por aqui e pode ser facilmente acessado por intermédio de pesquisa no banco de dados.


Boa sorte

Nota:
É importante salientar que as técnicas de ajustes anteriores não devem, e nunca poderão, ser classificadas como um espécie de solução mágica e instantânea para toda e qualquer discrepância, visto que o ideal (e também profissionalmente correto) seria fazer os lançamentos contábeis de retorno sempre com base no valor dos produtos de terceiros nas dependências de cada empresa.

Argumento desta maneira de modo generalizado, e não me dirigindo diretamente à sua pessoa ou equipe de trabalho; não pretendo discutir méritos e nem culpas, e sim, apenas registrar esta ressalva para que os participantes sempre fiquem atentos a este fato que faço questão de reiterar: nem sempre os ajustes de exercícios anteriores oferecem solução a contento, e em certas ocasiões pode gerar consequencias desagradáveis, no âmbito profissional, comercial ou financeiro.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade