Gisele da Rosa
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidadeboa tarde! tenho uma empresa que encerrará suas atividades, quais os lançamentos contabeis que devo fazer com as contas do ativo e do passivo ?
respostas 1
acessos 5.778
Gisele da Rosa
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidadeboa tarde! tenho uma empresa que encerrará suas atividades, quais os lançamentos contabeis que devo fazer com as contas do ativo e do passivo ?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Gisele,
Ao constituir uma sociedade empresarial você dá início a contabilidade partindo do registro da subscrição e integralização das quotas do Capital Social representado por dinheiro em espécie ou bens, em percentuais cabíveis a cada sócio de acordo com o Contrato Constitutivo, certo?
Por ocasião da extinção da sociedade em decorrência do encerramento de atividades (fato que pressupõe acordo consensual entre os sócios) em termos gerais você fará exatamente o contrário, ou seja, deverá apurar os direitos e a obrigações e "distribuí-las" aos sócios que, segundo o Contrato Constitutivo, devem ter os lucros distribuídos e os prejuízos suportados conforme a participação de cada um no Capital Social.
Assim, na data determinada para o encerramento das atividades e baixa da empresa, deverá ser levantado um Balanço Patrimonial para que se determine a atitude a ser tomada quanto a liquidação da empresa no tocante a valores a receber e ou a pagar, bem como a existência e destinação dos estoques, bens do Ativo Imobilizado etc.
A partir da decisão dos sócios o contador deverá elaborar o Distrato Social e os lançamentos contábeis pertinentes a liquidação da empresa com o uso de conta transitória intitulada "Balanço de Encerramento" que será debitada em contrapartida dos valores das contas do Ativo e creditada em contrapartida dos valores das contas do Passivo de conformidade e nas condições determinadas pelo Distrato Social.
Cabe lembrar que tratamos aqui apenas do aspecto contábil e que há os outros de real importância que envolvem o processo de extinção de pessoas jurídicas cujos detalhes você encontra no link indicado pelo Paulo em resposta a mesma questão efetuada por você.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade