x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.876

Receita e impostos de empresas com filial

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 30 setembro 2010 | 16:12

Boa tarde,
caros colegas! Mais uma vez estou aqui para pedir ajuda de vocês...

Estou totalmente perdida com a contabilização de matriz e filial.. li algumas coisas, mas a maioria é sobre transferência de mercadorias... Como faço para lançar a receita de vendas de mercadorias de uma empresa matriz e três filiais, todas optantes pelo simples nacional?
Faço:
Na matriz
Caixa
a Receita de Vendas de Mercadorias

(-) Simples Nacional
a Simples a Recolher

Simples a Recolher
a Caixa

Seria assim o lançamento da matriz, tendo vista que ainda que a receita seja individual o simples (da matriz e filial) é todo recolhido pela matriz?

E depois no balanço consolidado:
Caixa
Caixa 01
Caixa 02
Caixa 03
Caixa 04
a Receita de Vendas
Receita de Vendas 01
Receita de Vendas 02
Receita de Vendas 03

(-) Simples Nacional
Simples Nacional 01
Simples Nacional 02
Simples Nacional 03
a Simples a Recolher
Simples a Recolher 01
Simples a Recolher 02
Simples a Recolher 03

Espero que alguém me ajude..

Att. Lydia

Lydia Cristina
Karoline Mohrmann Poffo

Karoline Mohrmann Poffo

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Contabilidde
há 14 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2010 | 17:31

Boa tarde Lydia

Atualmente adoto a seguinte prática contábil:
Receitas, caixa e a conta de despesa de Simples Nacional são individuais para cada matriz e filial. Mas a conta do passivo de Simples Nacional a Recolher, é uma só, na matriz. Uma vez que o recolhimento é centralizado pela matriz, cfe determina a legislação vigente.

O lançamento ficaria:
D- Caixa Matriz
C - Receitas Matriz

D - Caixa Filial
C - Receitas Filial

D - (-)Simples Nacional Matriz
D - (-) Simples Nacional Filial
C - Simples nacional a Recolher Matriz

Isto irá ocorrer também em empresas do lucro real ou presumido, que apuração dos federais é centralizada na matriz.

Espero tê-la ajudado.

Att
Karoline M. Poffo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 3 outubro 2010 | 09:04

Bom dia,

A execução do método de registros contábeis demonstrados acima, só será possível se a contabilidade da Matriz e filiais for executada pelo mesmo contabilista ou empresa contábil.

Caso não seja, a solução ainda permanece no uso de Contas Correntes Matriz e Filiais classificadas no Ativo e Passivo Não Circulantes.

...

Lydia Cristina

Lydia Cristina

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2010 | 14:32

Boa tarde colegas...
me confirmem só mais uma coisa.. neste caso eu faço um balanço único?? e como devo fazer para os pagamentos utilizando a conta caixa da matriz e filial??

Att. Lydia

Lydia Cristina

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade