x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 7.107

Caixa estourado na Matriz

Eduardo Dos Santos Ferreira

Eduardo dos Santos Ferreira

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 10:11

Bom Dia

Tenho uma empresa que possui matriz e filial e a mesma tem apresentado estouro de caixa na matriz, tendo em vista que ela esta sem movimento. Dessa forma, as contas sao pagas na filial. No entanto, como a contabilidade é feita de forma separada, sendo depois unificada em um terceiro balanço, surge a duvida quanto ao caixa negativo na matriz. O caixa pode ficar negativo na matriz???.....Destaco que na unificação do balanço ele fica com saldo positivo, em função do saldo da filial.

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 11:08

Bom Dia, Sr. Eduardo.

O saldo da conta Caixa nunca pode ficar com o saldo negativo por se caracterizar omissão de receitas - sujeito à penalidades fiscais do IR/CSLL e PIS/COFINS.

Agora, se as obrigações da empresa da Matriz são pagas pela sua Filial e efetuadas em contabilidades distintas, é necessário que sejam criadas duas contas-correntes (uma na Matriz e outra na Filial) para contabilização destas transações.

Assim, ao final do mês quando se fizer a unificação (consolidação da contas) dos saldos, a soma das duas contas - credor e devedor - deve ser obrigatoriamente igual a ZERO.

Esta consolidação é necessária, pois perante a RFB é uma PJ única (não se separa Matriz de Filial).

Conforme seu apontamento, como o saldo do Caixa na Matriz é negativo, na Filial deve haver o mesmo saldo positivo; em assim não sendo, a tua empresa possui aparentemente omissão de receitas que devem ser regularizadas urgentemente.

Este é um posicionamento inicial considerando os dados apresentados.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Eduardo Dos Santos Ferreira

Eduardo dos Santos Ferreira

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 13:20

Boa Tarde, Ronaldo

a empresa consolidada nao fica com saldo negativo e sim positivo na consolidação...como entrego o imposto de renda de acordo com o balanço consolidado, creio que nao terá problema.....andei conversando com outros contadores e eles me orientaram da mesma maneira que o senhor....o importante é o saldo pós consolidaçao.....so mais uma duvida....eu descriminei as contas do estoque, venda, compra, devolução, capital social e banco de acordo com matriz e filial......acha que devo ser mais especifico que isso???....conforme abaixo:

1Banco conta Movimento
101Banco do Brasil - Matriz
102Banco do Brasil - Filial

obrigado pela ajuda

att

Eduardo

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 14 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 14:38

Olá, Eduardo - Boa Tarde.

1) Conta Caixa Matriz e Filial. Ao final de cade mês ou no mínimo no encerramento do ano-calendário vc deve fazer lançamentos de encontro de contas entre estas duas contas de Caixa para que o saldo negativo esteja zerado, isto para o fisco Federal (e Estadual) não venham fazer possíveis entendimentos de omissão de receitas, Ok!

2) Nada impede que no seu Plano de Contas e gerenciamento contábil e administrativo separe as contas da Matriz e Filial. É salutar para efeitos de gerencimaento dos administradores manter separação de Matriz e Filial para poderem avaliar o desempenho e o lucro em cada unidade da sua empresa.

3) Para efeitos de gerenciamento, viste meu Blog que traz dicas de gerenciamento, tais como:
a) Modelo de Gerenciamento Empresarial - Instrumentos, de 15/09/2009;
b) Planejamento Tributário - Uma ferramenta de Gerenciamento, de 19/02/2010;
c) Modele de Gerenciamento de Empresas - Controles Internos Importantes na Empresa, de 17/03/2010;
d) Planejamento: O Caminho Certo para o Sucesso, de 23/06/2010; entre outras matérias.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
reginaldo siqueira costa

Reginaldo Siqueira Costa

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 09:01

Bom dia pessoal, estou começando a fazer a contabilidade de uma empresa que tem 2 filiais, uso o mesmo plano de contas, dai estou com duvida se posso acrescentar no meu plano de contas a conta caixa matriz, a conta caixa filial 1 dai por diante, ou seja colocar uma conta pra cada lançamento referente a matriz, por que meu sistema integra tudo, está correto dessa forma???
desde já agradeço a ajuda por que nunca fiz a contabilidade de filiais...

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 09:58

Reginaldo,

Você pode sim acrescentar as contas de acordo à necessidade da empresa. Com referência à conta caixa, eu só uso uma para todos(matriz, Filial e etc), mas eu não vejo nada que impeça você abrir duas contas(Caixa matriz/caixa -Filial), só que vai aumentar mais o seu trabalho controlando os dois caixas. No meu sistema´(mastermaq) já há uma maneira de você pedir o movimento separado da matriz e Filial, independente de usar duas contas ou não, é só codificar os lançamentos da matriz ou filial. espero ter ajudado.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade