x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 21.787

Balancete Fechado e DRe

EZEQUIEL DOS SANTOS AMARAL

Ezequiel dos Santos Amaral

Prata DIVISÃO 3 , Advogado(a)
há 14 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 15:52

Pessoal Estou precisando Fazer o Fechamento do Balancete e DRE. Bem ja realizei todos os laçamento de debitos e creditos como realizo o fechamento, existe algum conta especifica ???
Preciso fazer o Fechamento dos saldo de 31/03/2010 a 31/08/2010. Por Favor me Ajudem

Contador - CRCSP nº 263290
Advogado - OAB/SP nº 508.219
Gestor Financeiro - CRASP nº 6-004301

E & A CONTABILIDADE®
https://www.EACONTABILIDADE.COM.BR

há 14 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 09:25

Wellington, eu realizei a contabilização de um cliente do simples nacional, confesso que nao estou pratico ainda no assunto. Ele entregou os Balancetes MEnsais + o Balanço Patrimonial para o Banco, A gerente Mandou uma Mensagem Dizendo que falta o Balancete Fechado com o DRE (Acumulado). Ai onde Mora MInha Duvida, Pois só efetuei os lancamento de compra, venda, pg de imposto, folha de pg, etc... Mas Não Zerei as Contas Será Preciso ?? Como Fazer o Fechamento do Balancete, Pois estou Quando PUxo o DRE está dando um Lucro muito Maior do que nos Balancetes Mensais.

E & A CONTABILIDADE®
ALEXANDRE SOARES SOUZA

Alexandre Soares Souza

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 12:01

Bom dia, Ezequiel

Pelo o que eu entendi, você não está conseguindo efetuar o fechamento do Balanço. Vamos lá... no seu plano de contas, há uma conta chamada APURAÇÃO DE RESULTADO, esta conta normalmente está localizada abaixo do grupo de DESPESAS, ou em um grupo totalmente separado. Para você efetuar o fechamento, é necessário que você transfira os saldos de suas contas de resultado (receitas, despesas e custos) para a conta de APURAÇÃO DE RESULTADO. Lembrando que, as contas de Despesas deverão ser creditadas contra a conta de apuração de resultado ( o mesmo sera feito com as contas de custos) e, as contas de receitas, deverão ser debitadas contra a conta de apuração de resultado. Tão logo conclua esse procedimento, emita um razão da conta apuração de resultado e verifique o saldo da mesma. Se o saldo desta conta for credor você deverá transferi-lo para a conta de LUCROS DO EXERCÍCIO, caso o saldo seja devedor, você deverá então tranferi-lo para a conta de PREJUÍZOS DO EXERCÍCIO. Uma vez fechado o balanço, acredito que a DRE será calculada automaticamente, bastará emiti-la em seu sistema. Lembre-se que no primeiro dia após o fechamento, o saldo da conta LUCROS E/OU PREJUIZOS DO EXERCICIO, deverão ter seus saldos transferidos para a conta LUCROS E/OU PREJUIZOS ACUMULADOS.

Os Lançamentos ficarão assim:

D - Apuração de Resultado
C - Despesas (CR)

D - Receitas (CR)
C - Apuração de Resultado

D - Apuração de Resultado
C - Custos

Pelo o que eu entendi, essa é a sua dúvida...

Espero ter ajudado, Abs.

há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 13:53

Alexandre Estou Muito Grato pela essa Luz que vc Me deu. Mais Ainda estou com seria duvidas e meu DRe Não esta Fechando. Bem depois de ter realizado todos os passos que acima descreveu estou com o problema de definição das contas pois algumas não estão cadastradas ou com nomes diferentes.

1- A Conta Apuração do Resultado é uma conta de Saldo Devedor - Conta Transitoria- Tbm Chamada de Resultado do periodo ???

2- A Conta LUcro do Exercio não estava cadastra existe apenas a conta Prejuizos do Exercicio acumulado, Eu Cadastrei uma nova em Passivo - Patrimonio Liquido - LUcros Acumulados -Saldo Credor esta correto ???

3- O que eu faço com o saldo existente de estoque de mercadorias ????

Vale Meu, Não tenho nem palavras suficientes para Agradecer

E & A CONTABILIDADE®
ALEXANDRE SOARES SOUZA

Alexandre Soares Souza

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 14:32

Boa tarde, Ezequiel

1) A conta apuração de resultado é um conta transitoria. Logo, não existe um regra quanto ao seu saldo... ele pode vir a ser credor ou devedor. Se ele for credor, a empresa gerou lucro; se for devedor, a empresa gerou prejuízo. Em alguns planos de contas ela pode sim ser chamada de Resultado do Periodo.

2) Está correto sim, a conta de lucros é de natureza credora.

3) Você deverá calcular o CMV (Custo das Mercadorias). Preciso que você me informe como está efetuando as operações de mercadorias, assim eu poderei saber se existe algum lançamento equivocado antes de tentar ajuda-lo.

Abs

há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 14:57

Obrigado mesmo pela Ajuda!
Bem pela a Compra avista eu Lanço assim:

D- Mercadorias para Revenda (AC)
C- Fornecedores (PC) R$ 25.000,00

Pelo o Pagamento
D- Fornecedore (PC)
C- Caixa/Bancos (AC)

Pela Venda avista eu Lanço Assim:
D- Caixa/Bancos (AC)
C- Vendas de Mercadorias (AC) R$ 60.000,00

Custo do Produto Vendido
D- Custo do Produto Vendido (Trans)
C- Mercadorias Para Revenda (AC). R$ 40.000,00

E & A CONTABILIDADE®
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 9 outubro 2010 | 19:56

Ezequiel, boa noite.

Primeiramente, vale esclarecer que o que está vinculado a DRE não são balancetes, e sim, o Balanço Patrimonial, cujo encerramento dá-se em dezembro de cada ano.

Excepcionalmente, ao levantar algum balanço especial (o que não é o seu caso), para a geração do DRE, imprescindível que o estoque esteja contabilizado para fins de apropriação do CMV.

E sabemos que as empresas do simples nacional estão obrigados a tal relatório somente em 31/12/xx.

Dessa forma, caberia a voce no convencimento de que o último balanço e o último balancete do ano corrente são as peças contábeis suficientes para fins de análise de crédito e/ou renovação cadastral.

O gerente do banco não pode exigir da sua contabilidade, demonstrações que nem o próprio fisco exige, ainda mais de empresas enquadradas no simples nacional.

É um direito seu e do seu cliente.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade