x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.146

Balanço de Abertura da Contabilidade

jose pedro vilardi

Jose Pedro Vilardi

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 19:34

o balanco de abertura, è feito com data de 01.01.2009, com os saldos do balanco de 31 12 2008.

o balanco de 2009, so podera ser feito apòs a contabilizacao dos dados de 2009 (01.01.2009 a 31.12.2009)

se nao houve qualquer movimentacao, sera encerrado com os mesmos valores da abertura.

jose pedro

HT contabil

Ht Contabil

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 17 outubro 2010 | 20:05

boa noite,

Estou assumindo a contabilidade de um supermercado, cuja contabilidade é lucro real trimestral, porém, não existe nenhuma conciliação e não sei como o contador anterior montava os valores para fechar o balanço. Até agora ele não me deu o balanço do ano anterior.
EU posso fazer um balanço de abertura, mesmo a empresa já ser do lucro real? ou eu tenho que pegar os saldos que ele lançou no balanço, mesmo que não corretos, e em cima dele trabalhar a contabilidade?

Na verdade a empresa não tem controle de nada. Como faço para iniciar a contabilidade desta empresa corretamente?

jose pedro vilardi

Jose Pedro Vilardi

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 13:02

boa tarde.
Sugestão - peça a empresa para solicitar ao contador antigo, (via notificaçao) para que ele forneça os dados de balanço, (dentro do periodo de trabalho dele). Estipulena notificaçao prazo de 60 dias para atendimento.

Os dados, e o balanço, deverão vir assinados pelo contador e tambem pela empresa.

Sendo atendido, utilize os dados do balanço (2009) que forem fornecidos, e faça a contabilidade do periodo seguinte.

Nao sendo atendido, informe a empresa que deverá fazer e compor os dados do periodo anterior (2009) ou dos anteriores(2008...)

porque ? - Voce nao pode colocar dados aleatórios, (saldos de bancos, caixa, estoques, valores a receber ou a pagar etc.) pois em caso de Lucro Real, os dados devem ser demonstrados por documentos.

No regime de Lucro Real, todos os dados contabilizados, devem ser carreados por documentos (os saldos anteriores, os lançamentos do ano e os saldos de balanço final).

Assim, voce precisa de saldos anteriores (31.12.2009) para iniciar o proximo periodo - de 01/01/2010 em diante.
Precisa então, obter os dados do contador anterior
Nao obtendo precisa fazer a contabilidade do periodo faltante (ou dos periodos faltantes).

Nao esqueça de pedir: LivroDiário, Livro Razao ou fichas, Levantamento de estoques finais de cada periodo, Livro de Estoques, Declaraçoes de Imposto de Renda Pessoa Juridica de cada periodo e guias de recolhimento de impostos.

boa sorte
jose pedro vilardi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade