x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 3.380

Movimentação bancária

FÁBIO DOS SANTOS LIMA

Fábio dos Santos Lima

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 17:55

Caros colegas,

Necessito fazer a escrituração de ma empresa, a qual em sua movimentação bancária, através dos extratos, constatei uma série de irregularidades. Como devo registrar estes fatos que abaixo descreverei? Quais as consequências para a empresa?
a) Transferências de valores para contas de sócios e terceiros, tanto a débito, quanto a crédito, sem comprovantes;
b)pagtos de despesas dos sócios e outros pagamentos sem comprovação;
c)saques em lotéricas e bancos 24h:

Enfim, como devo proceder?

Grato

jose pedro vilardi

Jose Pedro Vilardi

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 19:23

1. faca recibos de cada uma das transferencias e mande o socio que recebeu assinar.
2. faca recibos de retiradas, em nome dos socios beneficiarios dos pagamentos realizados referentes as despesas
3. faca recibos individuais, para cada retirada em lotericas e bancos em nome de cada socio que se beneficiou dos saques
4- considere como pro labore os valores retirados (ou como distribuicao de rendimentos).

pode contabilizar.

jose pedro

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 08:30

Fábio,
Só para complementar as resposta do José Pedro, as receitas recebidas no banco e que nao são acobertadas por documentação fiscal são passíveis de arbitramento de lucro caso haja alguma auditoria na empresa pelo Fisco. Portanto, deve-se atentar bastante para isso principalmente tratando-se de empresa Lucro real. Nos casos de pagamentos deve-se atentar também, pois costuma-se colocar tais pagamentos como Adiantamentos a Fornecedor (PC), no entanto a legislação do IR/99 fala que passivo sem a devida comprovação do débito, presume como receita, sendo também arbitrado o Lucro.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade