x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.867

associação escrituração contabil

NILSON

Nilson

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2010 | 16:05

Ola pessoal estou com uma duvida, fui contratado para constituir uma associação sem fins lucrativos, até agora tudo bem.
- Duvida ja estamos recebendo doações via banco sem identificação do doado e bens moveis roupas e diversos para venda em bazar.
- Pergunto como procedo a entrada deste valores e bens sem origem documental, que documento posso utilizar para comprovação contabil no lançamento.

- exemplo recebi doação de 2 geladera usada e foi vendida no bazar, faço só a entrada da receita oriunda do bazar?

sem mais. agradeço desde ja

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2010 | 18:36

Por se tratar de uma doação incondicional, ou seja, o doador não impões nenhuma condição na doação, pode-se fazer o seguinte lançamento:
D-caixa/banco
C-doações incondicionais
H: Vr Doações recebidas n/data

No caso de bens materiais pode-se emitir recibos de doação recebida assinada pelo doador e também recibos de venda com assinatura do comprador para acobertar tais lançamentos. Caso a associação esteja recebendo doação de empresa, pode solicitar nota fiscal de doação com cfop 5910/6910.

No caso da geladeira pode-se contabilizar pelo recebimento das geladeiras através de avaliação do valor e emissão de recibo de doação e posteriormente baixar pelo valor da venda. Pode-se fazer o seguinte lançamento pelo recebimento da doação:
D-Estoque de mercadorias/bens (AC)
C-mercadorias/bens recebidos em doação (CR)

Pela Venda:
D-caixa/banco
C-Estoque de mercadorias/bens (AC)

Atenção para o lançamento de ajuste do valor da venda, a maior ou menor do que o valor atribuído no momento do recebimento da doação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade