x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.942

Iniciando a carreira Contábil

Alex José dos Santos

Alex José dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 16:16

Caros colegas, boa tarde!

Recebi recentemente o registro de profissional contábil, porém tenho ciência que para ser um bom profissional o registro não basta, é preciso conhecimento e bagagem na carreira. Comecei também a atuar na área como assistente contábil, e quero saber como iniciar algumas atividades começando a trabalhar com alguns clientes de forma que não atrapalhe o meu trabalho como empregado devidadmente registrado em empresa privada.

Preciso me registrar como empresario individual? ou como autônomo? quais os procedimentos? ( passo a passo)precisarei de talão de NFs? é recomendável e ou possível iniciar com clientes de pequeno porte, exemplo, lanchonete, bar, locadoras, etc, sem muito conhecimento? e nosso Conselho Regional em que nos ajuda?

Desde já agradeço um possível retorno dos colegas.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 18:47

Alex, Boa noite
Alerto para a questão da ética para o caso de você estar trabalhando num escritório de contabilidade e pegar serviços para fazer fora do expediente, coisa que não aceito como ético e não aceitaria de um funcionário, caso eu fosse o proprietário da contabilidade.
Partindo do pressuposta de que este não seja seu caso, você pode trabalhar como autônomo sem CNPJ e sem nota fiscal, pois a função contador é regulamentada, assim basta você emitir um RPA (recibo de pagamento de autônomo) recolhendo o INSS mensalmente. Vocô pode prestar serviços de consultoria para pequenos negócios, fazer declarações de impostos de renda, encerramento e abertura de empresas, emitir certidões negativas, municipais, estaduais e federais, além de fazer escrituração completa de empresas de pequenos porte dependendo do seu tempo disponível.

Espero ter lhe ajudado.

Alex José dos Santos

Alex José dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 18 outubro 2010 | 20:25

Caro Francisco, Boa noite,

Primeiramente grato pelo alerta, afinal é sempre bom para nós que estamos iniciando contar com dicas como a sua para não começarmos errando e grato também pela contribuição à minha dúvida.

Concordo plenamente com você em relação à ética caso eu trabalhasse em um escritório contábil e quisesse fazer esse trabalho, mas não é o meu caso, pois trabalho em empresa do setor de transportes no departamento contábil.

Abraços,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade