x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 982

Crédito a receber

Marcia Fuji

Marcia Fuji

Bronze DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Contabilidde
há 15 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2010 | 09:56

A dúvida que tenho é em relação à um imóvel adquirido como Investimento. Foi feito um lançamento debitando o valor total na conta de Investimento e creditando a conta Imóvel a Pagar. Nos pagamentos das parcelas, fui dando baixa da conta Imovel a pagar até a quitação total. No entanto, logo depois houve um distrato e o valor pago foi estornado. O distrato está na data de 10/02/2010 e o recebimento do valor total ocorre em depósito no banco no dia 28/07/2010. Sei que devo no distrato debitar uma conta a receber e o crédito seria a conta de Investimento (para reverter) e no recebimento, debito banco e credito essa conta a receber. Gostaria de um auxílio em que grupo deve ficar essa conta do Ativo? Os lançamentos acima estão corretos? Grata.

Marcia

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 15 anos Segunda-Feira | 1 novembro 2010 | 23:55

Boa Noite, Márcia.

1) Vou tentar entender a tua transação:
1.1. Foi adquirido um imóvel como investimento e seu pagamento e quitação foi em parcelas.
1.2. Ato seguinte, as partes desfizeram a transação fazendo o distrato.

2) Diante destes fatos deverão ocorrer os seguintes lançamentos (estou considerando para efeito de exercício o valor de R$ 100.000,00):

2.1. Pelo Contrato de Compra e Venda do Imóvel
D - ANC, Permanente, Investimentos, conta Imóveis p/Investimento R$ 100.000,00
C - PC, Obrigações Diversas, conta Imóvel X a Pagar R$ 100.000,00

2.2. Pelo pagamento das parcelas
D - PC, Obrigações Diversas, conta Imóvel X a Pagar R$ 60.000,00
C - AC, Disponibilidades, Bancos Movimento, conta Banco A R$ 60.000,00

2.3. Pelo Contrato de Distrato entre as partes
D - AC, Créditos Diversos, conta Distrato Imóvel X (das parcelas pagas) R$ 60.000,00
D - PC, Obrigações Diversas, conta Imóvel X a Pagar (baixa das parcelas que faltam a pagar, se houver) R$ 40.000,00
C - ANC, Permanente, Investimentos, conta Imóveis p/Investimento R$ 100.000,00

2.4. Pelo recebimento dos valores desembolsados
D - AC, Disponbilidades, Bancos Movimento, conta Banco A R$ 60.000,00
C - AC, Créditos Diversos, conta Distrato Imóvel X R$ 60.000,00.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies