Boa tarde, Luciano
E nos meus Relatórios principalmente
DRE e Balancete. as contas de Despesas Saem positivas. e as contas de Receita Saem Negativas. a Fiscal do CRC/Sc viu a DRE neste formato e me informou que esta errado, em contato com a empresa que faz o programa eles diserram que a conta de resultado esta negativo pois tem lançamentos credores e as despesas possitivas pois tem lançamentos devedores. alguem pode me dar um auxilio para ver quem esta certo??
Estão certos aqueles que seguem as determinações das Resoluções do Conselho Federal de
Contabilidade:
1 -
Resolução CFC 685/90, que instituiu a NBC-T-2.7 - Do Balancete:
(...)
03 - Os elementos mínimos que devem constar do balancete são:
(...)
e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores;(grifos meus)
(...)
2 -
Resolução CFC 1185/2009, que aprova a NBC-T 19.27 sobre a Apresentação das Demonstrações Contábeis
A parte que orienta a estruturação de uma Demonstração do Resultado tem seu início no item 81, e nesta resolução não há uma determinação explícita da indicação dos saldos devedores (valores seguidos de
DB ou
D) ou credores (valores seguidos de
CR ou
C), porém, em analogia à Norma dos Balancetes, considerando que os valores necessários a formar a Demonstração em epígrafe também são extraídos do Livro Razão, não há problema em indicar "devedor' ou "credor"
Finalizando, devido à falta de uma norma específica, os seus saldos "negativos" da
Demonstração do Resultado, em vez do sinal "-" poderiam ser indicados entre parênteses, pois para os balancetes já está claro que não é admitido o sinal negativo e um
balanço patrimonial é como um balancete sofisticado e seguido de um reconhecimento de autenticidade e termo de aprovação.
Saudações