x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 29.288

Estrutura de Balanço, positivo ou negativo.

LUCIANO ANDRE TOME

Luciano Andre Tome

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 28 outubro 2010 | 10:03

Bom dia.

Estou com uma grande duvida. faço sempre do lançamento.

Receitas:

D - CX (A.C.)
C - Receita Bruta/ Venda de Mercadorias / Serviços Prestados (CR)

e despesas:

D - Simples (CR)
C - Simples a Pagar (P.C.)

D- Simples a Pagar (P.C.)
C - Cx/bco (A.C.)

E nos meus Relatórios principalmente DRE e Balancete. as contas de Despesas Saem positivas. e as contas de Receita Saem Negativas. a Fiscal do CRC/Sc viu a DRE neste formato e me informou que esta errado, em contato com a empresa que faz o programa eles diserram que a conta de resultado esta negativo pois tem lançamentos credores e as despesas possitivas pois tem lançamentos devedores. alguem pode me dar um auxilio para ver quem esta certo??

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 17:37

Boa tarde, Luciano

E nos meus Relatórios principalmente DRE e Balancete. as contas de Despesas Saem positivas. e as contas de Receita Saem Negativas. a Fiscal do CRC/Sc viu a DRE neste formato e me informou que esta errado, em contato com a empresa que faz o programa eles diserram que a conta de resultado esta negativo pois tem lançamentos credores e as despesas possitivas pois tem lançamentos devedores. alguem pode me dar um auxilio para ver quem esta certo??

Estão certos aqueles que seguem as determinações das Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade:

1 - Resolução CFC 685/90, que instituiu a NBC-T-2.7 - Do Balancete:
(...)
03 - Os elementos mínimos que devem constar do balancete são:
(...)
e) saldos das contas, indicando se devedores ou credores;
(grifos meus)
(...)

2 - Resolução CFC 1185/2009, que aprova a NBC-T 19.27 sobre a Apresentação das Demonstrações Contábeis
A parte que orienta a estruturação de uma Demonstração do Resultado tem seu início no item 81, e nesta resolução não há uma determinação explícita da indicação dos saldos devedores (valores seguidos de DB ou D) ou credores (valores seguidos de CR ou C), porém, em analogia à Norma dos Balancetes, considerando que os valores necessários a formar a Demonstração em epígrafe também são extraídos do Livro Razão, não há problema em indicar "devedor' ou "credor"

Finalizando, devido à falta de uma norma específica, os seus saldos "negativos" da Demonstração do Resultado, em vez do sinal "-" poderiam ser indicados entre parênteses, pois para os balancetes já está claro que não é admitido o sinal negativo e um balanço patrimonial é como um balancete sofisticado e seguido de um reconhecimento de autenticidade e termo de aprovação.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 1 novembro 2010 | 12:54

Bom dia Luciano. pelo fato que você relata, vejo que é erro do cadastro do plano de contas, ou DRE. O fornecedor do programa talves não entendeu seu questionamento, visto que a alegação que ele te deu não faz sentido. fui fazer consultoria em uma empresa, e notei que a DFC também era gerada assim, invertendo a natureza das contas. Na minha opinião você deve ver o cadastro da DRE, pois no programa que eu uso, é o usuário que indica como deve ficar a apresentação. verifique se tem a opção cadastro de contas da DRE. Analise a forma que esta montaqda a demonstração. creio que encontrará o problema. outra dica é você fazer contato com outro usuário deste programa e ver se tem o mesmo problema.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2010 | 17:55

Bom dia a todos,

Tenho esse mesmo problema com o meu sistema as contas a debito aparecem corretas e as contas credoras com o sinal negativo ou entre parenteses.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade