Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 52.322

contabilização de protesto de titulo

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 09:37

Um dos fornecedores da empresa que trabalho protestou um título em atraso no cartório e me despertou uma dúvida em relação a contabilização!
Estou na dúvida se devo contabilizar na conta contábil Cartório que eu tenho no grupo administrativo ou se devo no grupo de despesas financeiras criar uma conta contábil para despesas de títulos em atraso?

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 15:52

Boa Tarde, Rodrigo.

Fornecedores. Título protestado.

1) O título que seu fornecedor protestou em Cartório necessariamente deve estar contabilizado no Passivo Circulante, conta Fornecedores.

2) O protesto em Cartório caracteriza que sua empresa não pagou o título do seu fornecedor no vencimento.

3) Com o protesto do título, contabilmente não muda nada. Quando sua empresa pagar este título no Cartório vc dará baixa na conta Fornecedores; os custo de protesto no cartório são despesas administrativas conta Despesas Legais e Judiciais e os juros pagos sobre o título em atraso são despesas financeiras, conta Juros Pagos. Todos estes custos são despesas dedutíveis para efeito de IR/CSLL pelo critério do Lucro Real.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 16:08

Boa tarde, Ronaldo!

Muito obrigado pelo exclarecimento!

Mas ainda fiquei com uma pequena dúvida...
Vc me sugeriu para eu lançar os custos do protesto no grupo de despesas administrativas na conta Despesas Legais e Judiciais, porém no meu plano de contas eu não tenho essa conta, devo cria-la ou posso lançar numa conta que já tenho chamada Despesas com Cartório?

Eduardo Thompson

Eduardo Thompson

Iniciante DIVISÃO 2 , Gerente Administrativo Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 10:27

Quando o caso é inverso. A minha empresa tem um cliente que pagou um Titulo que havia sido protestado, me gerando custas de cartório que são cobradas do cliente.

Como seria Lançamentos dos valores recebidos? No caso o valor do Titulo e o valor das custas que o cliente pagou?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade