x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.422

Caixa ou Banco?

ALCINDO MANIAS FILHO

Alcindo Manias Filho

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 2 novembro 2010 | 15:14

Boa tarde amigos!
Tenho uma firma que não possui Conta Bancária própria, isto é, o empresário utiliza a própria conta bancária e executa os pagamentos dessa forma, porém, nesta mesma conta ele tem outros recebimentos que não são originados pelo faturamento da empresa, paga supermercado, cabelereiro etc, tudo na mesma conta e se recusa a abrir outra conta só para a empresa. Como devo executar para contabilizar os pagamentos e receitas da empresa, uma vez que nunca os saldos de Caixa e Banco irão bater. Devo considerar somente o Caixa ou desconsiderar o saldo final do extrato bancário? Não sei o que fazer. Observação: a empresa é de prestação de serviços, está cadastrada no Simples Nacional e terá contabilidade completa.
Abraços!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 2 novembro 2010 | 15:42

Caro Alcindo, boa tarde.

Seu cliente está correndo riscos óbvios por não respeitar o princípio da entidade (separação das atividades da pessoa física da pessoa jurídica).

É uma pena, pois diante dos vários confrontos utilizados,principalmente por parte da Receita Federal para cruzar dados, que empresários ainda corram riscos desnecessários e de forma gratuita, como o por voce exposto.

Nos contratos de prestação de serviço, torna-se relevante constar cláusula de obrigatoriedade de se ter conta corrente exclusiva para os lançamentos próprios da empresa.

Diante de eventual recusa por parte do cliente em assim proceder, reforce esse parecer por escrito, para que o mesmo não venha alegar futuramente desconhecimento sobre o assunto, onde a culpa fatalmente recairá nas costas do "pobre" contador-contabilista.

Existem vários tópicos aqui no Forum sobre o assunto, no qual separei um prá voce: clique aqui

E se voce fizer mais pesquisas em nosso acervo, encontrará vasto material sobre o assunto.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
ALCINDO MANIAS FILHO

Alcindo Manias Filho

há 14 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 12:49

Obrigado Hugo pela resposta. Tenho insistido com o empresário, mas mesmo que eu consiga que ele abra a conta, existe os exercícios em que ele não tinha conta e tinha movimentação, como os exercícios de 2007, 2008, 2009 e 2010. Como devo proceder com esses exercícios? Havia movimento - receita, despesa, etc - como devo proceder para contabilizar os pagamentos ? Devo considerar pagos pelo Caixa ou Banco? Na realidade o dinheiro entrou e saiu do banco mas não era conta corrente exclusiva da empresa e seu saldo não baterá com o extrato final. Por favor, me ajuda aí!

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2010 | 08:51

Oi Alcindo, tudo bem?

No caso dos pagamentos feitos na conta do empresário, eu lançaria como empréstimos de sócios (mútuo) e depois faria o pagamento desse mútuo à caixa.

Essa contabilização não fere o princípio da entidade, porém é imprescindível que o empresário abra uma conta para a empresa.

O extrato que vc vai lançar será o da empresa e não do empresário, então não vai bater mesmo. Se ele abrir uma conta agora, vc começa de quando ele abriu e os anteriores vc lança como empréstimo quando for pagamento e antecipação de lucros (se houver) quando for retirada da empresa para o sócio e no final do ano, ou quando for melhor para a empresa, vc faz os pagamentos.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
ALCINDO MANIAS FILHO

Alcindo Manias Filho

há 14 anos Terça-Feira | 9 novembro 2010 | 14:01

Oi Giselçe, tudo bem?
Mas com o uso do Contrato de Mútuo geraria uma despesa de IR e de juros para o meu cliente, não é isso?
Não tem um jeito de considerar os pagamentos como Caixa?
Não tem um jeito de não considerar o saldo do final do extrato bancário?
Continuo com dúvidas em relação a esta questão.
Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade