x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 11.327

impressão livros diario (lucro real)

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2010 | 10:08

Um bom dia a todos,
alguem pode me ajudar (por favor) estou com duvidas relação a impressão do livro diario , a empresa é lucro real trimestral.
a pergunta que faço é : o livro que estou imprimindo contem 800 paginas (o ano de 2009),portanto irá ser dividido em duas partes (maximo de 499 paginas) imprimo o diario do periodo de jan. a jun/09 os balancetes trimestrais, a Dre trimestral e por ultimo o plano de conta, a pergunta que faço é : E O BALANÇO ? eu o imprimo no final do periodo ou seja em dezembro(per.01/01 a 31/12/09) ou posso imprimir um balanço trimestral ou semestral ? fazendo da mesma forma que fiz com os balancetes.
se existir algum artigo que diz respeito a minha pergunta, por favor me postem.
muito grato.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 3 novembro 2010 | 20:14

Boa noite,
Se a sua empresa é lucro real trimestral, você não precisa imprimir tal livro, visto que o mesmo foi extinto com a obrigação de transmissão do SPED contábil. A sua empresa transmitiu SPED?

Leia sobre o SPED contábil no portal ECD legislação.

O Balanço deve ser impresso do dia 01/01/09 a 31/12/2009. Trimestralmente você deve impimir o balancete e arquivar junto com a sua apuração do lucro real para eventual consulta, sendo que os valores dos mesmos não podem sofrer alterações a partir desse momento.

Espero ter ajudado.

Atenc

Francisco Avelino

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

há 15 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2010 | 13:28

grato pela boa vontade , mas o que voce me disse eu já sei , perguntei uma coisa vc me respondeu outra que não tem nada haver.
a pergunta que fiz foi : o livro diario que tenho tem no total 800 paginas, por lei eu não posso encadernar um livro diario contabil com 800 paginas , portanto terei que dividilo em partes iguais.
veja bem a pergunta que faço é : quanto ao balanço patrimonial, eu imprimo no final do periodo (dezembro)ou seja na segundo livro , ou
posso imprimir um balanço p/cada periodo (veja que eu dividi esse livro em 400 paginas cada)ou seja um balanço por trimestre, ou isso eu não posso fazer , e sim imprimir um balanço de janeiro a dezembro o qual ira estar impresso em dezembro (ou seja esse balanço ira ser impresso no segundo livro ) veja que eu dividi esses livros em dois nos seguintes periodo janeiro a junho , e outro livro julho a dezembro.

Claudio Ruffino
Moderador

Claudio Ruffino

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2010 | 21:11

Caro Natalicio Oliveira.

Muito embora no banco de dados do Competente Fórum Contábeis há literatura que trata de sua dúvida, para sua comodidade irei treanscrever para cá o tema que n´outra ocasião já falamos a respeito.

Vejamos o seguinte.

Os resultados devem ser apurados trimestralmente para fins de determinação das bases de cálculo do IRPJ e da CSLL, utilizando uma das seguintes formas:

Nota 01 - a empresa optar por encerrar as contas de resultados ao final de cada trimestre, deverá efetuar a consolidação dos balanços trimenstrais para ter o balanço anual no final do exercício social, ou

Nota 02 - a empresa poderá optar por encerrar as contas de resultado somente por ocasião fechamento do ano-calendário, diretamente em conta de resultado e utilizando sub-contas para apuração dos resultados trimestrais.

(Art. 220 a 230 do RIR/1999)

Para que o dileto amigo entenda melhor, em outras palavras, para o imposto de renda, o procedimento ideal e plausível seria então emitir o diário do trimestre e no final a DRE seguida do Balanço Patrimonial, isso por que tais ralatórios estariam em conformidade com o aludido encerramento.

Dessa forma teríamos:

Diário do 1º trimestre 01/01/10 a 31/03/10
Diário do 2º trimestre 01/04/10 a 30/06/10
Diário do 3º trimestre 01/07/10 a 30/09/10
Diário do 4º trimestre 01/10/10 a 31/12/10

Todos devidamente encerrados trimestralmente, em atendimento ao imposto de renda que obriga a apuração dos resultados trimestrais, caso seja essa a forma de apuração da empresa ((( que pela sua duvida inicial é o caso )))

Vale lembrar que no diário do ultimo trimestre caberá o balanço consolidado, demonstrando todos os resultados inclusive com a DRE também impressa.

É bom lembrar e nunca é demais entender que essa sistemática toda é apenas para atender a legislação do imposto de renda e diga-se de passagem, caso haja uma fiscalização e o fiscal for daqueles ranzinza, lhe garanto que implicará caso não esteja dessa forma.

Se o amigo tiver um "cadinho" de tempo e paciência, basta pesquisar no banco de dados do Fórum que esse assunto já foi amplamente debatido.

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

há 15 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2010 | 09:23

bom dia a todos,
valeu Claudio muito obrigado, sim eu já fiz algumas peguntas a esse respeito e vc me respondeu, procurei por esse topico mas não o encontrei, por isso o motivo te ter perguntado.
muito grato ,
um abraço

Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2012 | 16:32

Prezado Claudio Rufino e demais colaboradores deste fórum, gostaria de sanar minha dúvida com relação ao encadernamento dos Livros Contábeis. Citarei um exemplo fictício.
Total de páginas DIÁRIO: 320
Total de páginas BP: 2
Total de páginas DRE: 2

Neste caso o livro (um volume) ficaría assim:
Termo de abertura iniciando com pág. nº 1 e Encerramento com pág. 326.
1ª pagina do Diário nº 2; 1ª página do Balanço Patrimonial nº 322 e 1ª página da DRE nº 324. É isso?
Nos Termos de Abertura e Encerramento nome do Livro fica sendo somente Diário? O nome dos outros livros não vão nos Termos? E o razão?

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 09:52

Kely,
O livro que é obrigatório e que deve ser registrada na Junta é somente o Diário; o livro Razão é tirado mensalmente e no final do exercicio você monta um livro, mas não há necessidade de registro, por ser facultativo ou livro auxiliar.

A numeração do livro diário é deste jeito mesmo que você mencionou, eu acrescentaria aí mais uma página de Demonstração de Lucros ou Prejuizos acumulados, ex;

Lucro exercicio anterior ................ x
Lucros distribuidos ao sócios............ y
lucros incorporados ao capital.......... i

Saldo atual de lucros ou reserva de lucros... x

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 10:30

Ah sim, Rogério! Eu achava que o Balanço Patrimonial e a DRE não integravam o Diário, na encadernação, porque no meu sistema Contábil quando vou mandar imprimir um Termo ele pede qual o livro a ser impresso, dando opção para vários, inclusive estes (BP e DRE). Mas como havia visto em um site minutos antes desta postagem, então comecei a achar que fizesse parte sim.
Agradeço sua orientação e vou ver se já tenho pronto este relatório Demonstrativo que voce citou, no sistema de contabilidade que uso.
Muitíssimo Obrigada.

Kely Gonçalves

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies