x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.514

Operações com Icms, Pis, e Cofins

Fabiano Almeida Barbosa Santos

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 5 abril 2007 | 07:46

Olá,

Estou com dificuldade em compreender alguns lançamentos em relação a impostos se possivel gostaria da ajuda dos caros colegas pois ainda me resta duvidas quanto a apuração de impostos.

Ex: Uma empresa comercial estabelecida no estado de São Paulo com tributação normal de icms e pelo lucro real (federal)

Compra de Mercadoria 100 unidades a vista valor total R$ 6500,00

Venda de Mercadoria 60 unidades a prazo valor total R$ 8000,00

Compra de Mercadoria 110 unidades a prazo R$ 8000,00

Venda de Mercadoria 50 unidades a prazo R$ 6000,00 sendo que essa duplicata foi descontada em banco com vencimento em 60 dias e juros de 2% a.m

Pergunta-se como fazer a apuração dos impostos e a contabilização dos impostos da venda e da compra e do desconto da duplicata?

obrigado desde já

E se alguém tiver exercicios semelhantes a esse por favor, me envie no e-mail @Oculto ou alguma indicação de livros de texto e livros de Exercicios praticos.

obrigado desde já.

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 5 abril 2007 | 09:33

Bom dia Saulo

Obrigado pela atenção

Estive olhando o Link existe muitos livros interessantes porém caros pois já investi no manual do Contador este Mês versão atualizada, além do que a minha intenção é confrontar conhecimento
com os colaboradores do forum e assim construir uma base solida de conhecimento que possa no futuro servi para soluções, por isso o meu questionamento em relação ao exercicio postado, mas agradeço a sua atenção.

obrigado.

MARCIO ROBERTO FONSECA

Marcio Roberto Fonseca

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Sábado | 21 abril 2007 | 22:56

Pelo que entendi a empresa é regime normal no estado e pelo lucro real no federal. Sendo assim, vou tentar colocar algumas colocações a respeito do ICMS.

Na aquisição da mercadoria, o ICMS S/ Compras gera para a empresa um crédito, ou seja, um direito a recuperar perante o fisco estadual. Enquanto que na venda gera para a empresa um débito de ICMS, ou seja, uma obrigação perante o fisco estadual que será deduzido do crédito sobre compra onde resultará no valor a ser pago de ICMS no mês ao fisco estadual. Exemplificando melhor esta exposiçao, imaginamos a compra de uma mercadoria para revenda no valor de R$ 100,00 cuja aliquota de ICMS seja de 18%, esta compra para a empresa adquirente um crédito de R$ 18,00. Imaginamos agora que esta mercadoria seja vendida por R$ 150,00 cuja alíquoa também seja 18%, gera para empresa vendedora um valor de ICMS S/ vendas de R$ 27,00.

Apuração do ICMS = R$ 27,00 (ICMS s/ Vendas) - R$18,00 (ICMS s/ Compras) = Um valor a Recolher de ICMS s/ esta mercadoria.

Espero ter auxiliado um pouco.
Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade