x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 14.192

Criação centro de custo

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2010 | 11:03

Bom dia a todos. Ja vasculhei o forum para ver se encontrava minha duvida mas ainda nao consegui. É o seguinte. Meu gerente quer que criamos um centro de custo (Atividade da empresa Metalurgica), nosso plano de conta é divido em 1 - Ativo; 2 - Passivo; 3 - Despesas; 4 - Receita. Sinceramente ja li sobre centro de custo e conversei com alguns amigos mas ate agora nao entendi quase nada e nem sei por onde começar. Se alguem puder me dar uma luz agradeço muito.

Carlos.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2010 | 12:51

bom dia,

Sugiro que você pesquise sobre contabilidade de custo em livros deste assunto. Eu também tenho dúvidas sobre a implantação de centro de custos, pois estudei esse assunto na faculdade, mas nunca trabalhei com isso. Usamos os centros de custos quando queremos saber as despesas por departamento (administração, comercial, contabilidade, oficina, expedição, etc) ou quando se tem filiais com contabilidade integrada, mas queremos os resultados por filial. Aí teremos uma contabilização centralizada de todas as lojas, mas com possibilidade de saber os resultados por filial através dos centros de custos. Pode-se colocar como centro de custo os produtos fabricados para saber o custo de cada um. Ex.: uma fabrica que tem 3 produtos pode alocar os custos por produtos através do centro de custo, no entanto, para isso dependemos de sotware consistente para isso.

Espero ter lhe ajudado em alguma coisa.

Francisco

MARCIA PEINADO

Marcia Peinado

Bronze DIVISÃO 3 , Controller
há 14 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2010 | 15:36

Carlos,

O centro de custo existe 2 possibilidades contabil e extracontabil.
O contabil qdo vc o integra ao plano de contas e extracontabil qdo vc implanta fora do plano de contas. Naturalmente para isso seu sistema de gestão - ERP precisa comportar isso.

O plano do Centro de custo (CC) depende de cada estrutura de empresa, mas normalmente é dividido em : administrativo, Comercial e fabricas ( e qdo tem serviço vc tbem pode criar um grupo para ele), vc estabelece um nivel para cada grupo como se fosse um plano de contas.

Vou te encaminhar um modelo.

A partir daí, estas contas do CC deverão ser imputados na folha de pagto, e classificadas nas nfs de entrada, assim como no consumo do estoque e ativos da empresa. Com isso vc passa a ter a moviemntação por CC.
`
O processo de implementação é lento porque vc tem que implantar na empresa toda e bate de frente as vezes com a cultura da empresa. Porque se os principais usuarios não indicar o CC correto fatalmente a analise será distorcida.

Espero ter te ajudado,

Marcia

Ps: como envio um anexo por aqui?

Marcia Peinado

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2010 | 16:19

Ola Marcia
Muito interessane essa explicacao sua, ja me clareou as ideias rs. Nao sei como postar arquivo aqui. Tambem nao sei se é contra as regras do forum postar e mail. Mas se puder me encaminhar seria de grande ajuda.
@Oculto

abraço

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 8 novembro 2010 | 16:35

Boa tarde, Marcia Peinado

Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Por favor, envie seu material para a moderação. Ao recebermos o arquivo e analisá-lo, ele será anexado a este tópico com os devidos créditos a você, o que certamente a livrará de ter o trabalho de ficar enviando o conteúdo por e-mail particular a todos os interessados que solicitarem cópia.

e-mail da moderação:
@Oculto
@Oculto

Aos demais participantes informo que este tópico será mantido fechado até a moderação receber o material a ser por aqui anexado.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade