x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.183

wanderley benedito rodrigues

Wanderley Benedito Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 5 abril 2007 | 21:02

Por favor, estou com um Balanço nas mãos com os seguintes valores:
Caixa - 4.899,62
Lucro do Exercício 10.339,85 ( formado por R$ 4.272,04 de 2.006 + R$ 6.067,81 de Lucros Acumulados de 2.005 )

A Demonstração de Resultado está com um valor de R$ 16,78.

Acontece que, após transferir o resultado de 2.005 para Lucro do Exercício em( 01/01/2.006), temos o seguinte :

Lucros ou Prejuízos Acumulados 10.339,85.

Lucros 10.339,85

Lucro do Exercício 10.339,85.

Assim, eu sei que o Lucro que aparece no Balanço, antes da transferência do acumulado de 2.005 é de 4.272,04.

Mas o resultado na DRE é de apenas R$ 16,78.

E após o fechamento, fico com um lucro de R$ 10.339,85.

Então eu entendo que o meu lucro seriam os R$ 16,78 ( a receita menos as despesas ). É o que sobra.

Mas eu tenho outros dois valores, quais sejam, R$ 4.272,04 e R$ 10.339,85.

Não consigo perceber qual o motivo da diferença dos três valores.

O lucro que tenho a considerar é mesmo o valor de R$ 16,78.

E os outros considero como ?

Desde já agradeço a atenção.
Muito obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Sexta-Feira | 6 abril 2007 | 11:13

Bom dia Wanderlery,

É bastante difícil, com base apenas em sua explicação, indicarmos onde está o erro, mas podemos sim, apontar probabilidades.

Para tanto, vamos repensar os lançamentos que devem ser feitos para apuração do Lucro no Exercício, ou seja, vamos partir da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

De modo geral, as Receitas menos os custos e as despesas vão nos dar o resultado do exercício. Teremos lucros se o resultado for positivo e prejuízos, se negativo. Estes valores deverão ser levados às contas do Patrimônio Líquido pela totalidade zerando desta forma a Demonstração do Resultado do Exercício DRE.

Assim, se você apurou saldo positivo, este saldo deverá ser levado a crédito da conta Lucro no Exercício pela sua totalidade, ou seja, não pode sobrar saldo na conta de Resultados.

Face ao exposto, para detectar onde está a "diferença" não há outro jeito que não a conferência das contas envolvidas no processo de fechamento.

Supondo-se que seu Balanço esteja realmente "fechado" (o total das contas do Ativo mais as de Custos e Despesas, igual ao total das contas do Passivo mais as de Receitas) confira os lançamentos efetuados na conta Lucros no Exercício examinando atentamente a contrapartida para se certificar que a conta que foi debitada ficou com saldo zerado.

Estou certo de que você encontrará a diferença e a solução em poucos minutos, se não, entre em contato para tentarmos juntos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade