x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 12.874

ASSOCIAÇÃO - ENCERRAMENTO

Jacqueline Mota

Jacqueline Mota

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Sexta-Feira | 6 abril 2007 | 22:36

Trabalho para uma associação de pescadores e a mesma existia a anos como sendo filial da federação, então resolveram dar baixa, e em uma assembelia deliberaram a baixa da filial, foi efetuada a baixa do cpnj, e abriram quase que de imediato outra,( pois tudo que a diretoria queria era sair da condição de filial). Pergunto, como preceder com os lançamentos contabéis de encerramento? o dinheiro em caixa, em banco e imobilizado? O pior de toda a situação é que continuaram operando com a suposta nova associação simplismente dando continuidade as atividades normais da antiga. Preciso saber como proceder nesse caso, lançamentos de encerramento de uma e abertura da outra que iniciou com os mesmos bens, direitos e patrimônio da que foi dado baixa.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Sábado | 7 abril 2007 | 01:10

Boa noite Jacqueline.

Em princípio, se a associação de que falamos é uma filial da Federação, a Junta Comercial de seu estado deve ter exigido que a deliberação pela baixa (encerramento) da filial tenha partido da Federação, no caso, da Matriz.

Não tem como (em todo território nacional) você abrir ou fechar filiais sem que proceda a alteração no contrato Social ou Estatuto na Matriz.

Considerando ainda que (como você mesma disse) é uma filial da Federação, você tem que pensar na Associação como um todo, ou seja, matriz e filial. Neste sentido natural e logicamente, todo o Patrimônio da Filial em verdade pertence a Matriz. Por isto é importante que você se certifique da existência desta alteração do Estatuto na Matriz determinando a extinção da filial.

Por força da legislação vigente, o Balanço Patrimonial da Matriz é o resultado da consolidação da própria Matriz e de suas filiais, logo, não há como tratar a filial em questão como sendo independente da Federação uma vez que é parte integrante desta.

Isto posto, fica fácil entender quais os lançamentos contábeis a ser elaborados para registrar o encerramento da filial.

Levante o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultados na data da chancela da Junta Comercial aposta sobre a Alteração do Estatuto que determina o fechamento da filial.

Em seguida crie duas Contas Correntes para Matriz, que servirão como contrapartida das contas do Ativo e do Passivo na filial para efeito de encerramento. Na prática ficaria assim:

Encerramento das contas do Ativo
D - Conta Corrente Devedora - Matriz
C - Contas Analíticas do Ativo (individual)

Encerramento das contas do Passivo
D - Contas Analíticas do Passivo (individual)
C - Conta Corrente Credora - Matriz

O último lançamento a ser feito será o zeramento (pelo confronto) das duas Contas Correntes levando-se crédito da Conta Corrente Devedora e a débito da Conta Corrente Credora o saldo que deve ser o mesmo em ambas.

Isto feito, a filial estará contabilmente encerrada e juridicamente extinta. O patrimônio (assim entendido os ativos e passivos) que até então figurava no Balanço da Matriz como destacado para filial, continuará na Matriz sem o referido destaque.

Importante
Você não pode em hipótese alguma constituir outra Associação e continuar considerando os ativos e passivos (patrimônio) da filial extinta, pois estes pertencem a Federação (Matriz).

São, a partir da constituição da outra Associação, Pessoas Jurídicas e personalidades distintas e não se pode confundir ou misturar os patrimônios sem ferir o Princípio Fundamental da Entidade. Ou seja, você estará contábil e juridicamente errada.

A Federação pode a qualquer tempo, reclamar seu patrimônio impedindo a continuidade das atividades da nova associação e complicando seriamente a Diretoria desta que poderá ter de responder judicialmente pela apropriação indébita.

Por conseguinte, é imperativo que você exponha à diretoria todos os riscos envolvidos. Recomende uma reunião entre a Diretoria desta Associação e a da Federação para juntas, tomarem atitudes que permitam a transferência legal do Patrimônio amparada na legislação.

Estou certo de que a despeito de ter sido constituída como filial da Federação, esta última reconhecerá a necessidade de liberar o patrimônio da associação para que juridicamente tenha "vida própria".

Se restarem dúvidas, conte com o Forum

Isadora

Isadora

Bronze DIVISÃO 5 , Micro-Empresário
há 17 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2007 | 10:19

Caros

Nao achei no forum . Quais os documentos que devo providenciar para fechamento de uma filial? Tenho as rais negativas e declaracao de imposto de renda entregue.(sem movimentacao) No contrato social existe quando iniciou, e no breve relato que retirei na junta comercial acusa a abertura e o encerramento, mas nao achei uma deca nada . Solicitei a baixa e nao foi indeferido... o que pode ser?

Obrigada

Isadora

Marcio Azevedo

Marcio Azevedo

Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 18:41

Prezado Saulo Heusi,

Uma instituição financeira vem tratando uma empresa filial encerrada como distinta da matriz. Em sua resposta à Jaqueline em 07/07/07 você menciona "... por força da legislação vigente...", preciso saber qual legislação ?? qual a lei trata do assunto?

Grato pela atenção

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 20:44

Boa noite Marcio,

A letra "e", Inciso III, Artigo 53º do Decreto 1800/1996 determina que:

Art. 53. Não podem ser arquivados:

(...)

III - os atos constitutivos e os de transformação de sociedades mercantis, se deles não constarem os seguintes requisitos, além de outros exigidos em lei:

(...)

e) o nome empresarial, o município da sede, com endereço completo, e foro, bem como os endereços completos das filiais declaradas


Vale dizer que não há como existir uma filial sem a Matriz. Faz prova disto o número básico do CNPJ que é o mesmo na matriz e suas filiais.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade