x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.379

Notas de devolução

Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 14 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 11:05

Ola, bom dia. Tenho uma dúvida bem de iniciante, que é a seguinte:

Qual deve ser o procedimento do escriturário contábil, quando recebe uma nota de devolução? A quem ele deve informar, a algum órgão específico? Por exemplo, recebo um talão mod1 de uma empresa, onde está registrado vendas do mês, mas uma nota é de devolução, eu não posso lançar essa nota junto com as notas de vendas, correto? Então qual o meu procedimento para ela, perante a obrigatoriedade contábil?

Obrigado, abraços!

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 15:03

boa tarde,

No Fiscal você deve escriturar como nota fiscal de entrada de devolução de vendas, destacando o imposto (icms) quando for o caso. Se for ICMS St escritura na coluna "Outros".

No Contabil você deve debitar devoluções de vendas (CR) e creditar conta cliente ou caixa dependendo do caso. Pela baixa do estoque você deve debitar Estoque e creditar Custo da mercadoria vendida para retornar com a mercadoria para o estoque. Pelo estorno do icms sobre venda você deve debitar ICMS a recolher (PC) e creditar ICMS s/ vendas (CR).

CR-conta de resultado
PC-Passivo Circulante

Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 14 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 15:15

Não entendi direito Francisco.
É sobre a área fiscal, a empresa (uma loja) compra material para revender (sapatos), porém esses produtos estavam com defeito, e a loja devolveu para a fábrica.
Fábrica e loja são de SP, logo, não possuem cálculo de icms correto?

Nilton

Nilton

Bronze DIVISÃO 5
há 14 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 15:42

só não entendi porque debitar da conta Estoque, porque, quando eu devolvo a mercadoria, não está diminuindo meu estoque?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade