Bom dia, Tatiane Santos Silva
Bem-vinda ao Fórum Contábeis.
Estou fazendo um lançamento do documento de arrecadação municipal (dam), referente a emissão de certificado de limpeza de caixa de gordura.
não sei como fazer esse lançamento alguém pode me ajudar?
Legalmente os tributos se dividem entre impostos, taxas e contribuições de melhoria; enquanto os impostos são generalizados, cuja arrecadação é direcionada a diversos setores, as contribuições de melhoria estão vinculadas ao financiamento da estrutura social do país, sobretudo obras públicas, de modo que estes dois primeiros devem se reverter à toda sociedade, indistintamente.
Por sua vez, as taxas, segundo o Art. 77 da Lei 5172/1966 (Código Tributário Nacional):
Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.Logo, considerando que a taxa serve para pagar algum órgão governamental por um serviço específico e exclusivo para o contribuinte, como taxa de emissão de guia, taxa de expedição de documento, taxa para retirada de edital, etc., visto que o DAM pago se refere à emissão de certificado (que é individual e exclusivo para o contribuinte em questão), é inegável que
foi paga uma taxa, e não um imposto, conforme opinou nosso amigo Francisco Avelino Jorge, porque o ISS (imposto sobre serviços), conforme as palavras dele, tem como fato gerador as receitas auferidas com prestação de serviços e são deduções das receitas brutas, enquanto a taxa é uma despesa tributária em geral e não se comunica com as receitas.
Frente a este raciocínio, o lançamento deve similar ao do exemplo a seguir:
D) Outras Taxas e Impostos
ou Taxa de Emissão de Guia (de acordo com o
plano de contas da empresa)
C) Caixa ou Bancos
R$ Valor da guia