x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.107

pgto guia a maior restituir contabilizaçao

JULIANA

Juliana

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 15:35

Boa tarde!!!

Estou com duvidas novamente e nao sei se podes me ajudar.
Bom tenho uma empresa que é do simples nacional e ela no segundo semestre de 2007 em dois meses ela pagou o imposto como fosse industriamas na verdade ela deveria ter sido paga como fosse prestadora de seviço.
Enfim foi visto agora e tenho a guia para da diferença.

Para melhor entender.
valor pago em 2007: 150,00 pgto em 2007
Diferença a pagar: 50,00 vista esse ano, e pago agora.
Valor a recuperar: 30,00 vista esse ano.
como posso fazer estes ajustes? Já que os balanços foram encerrados? Como lançar na contabilidade?

muito grata

att,

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 18:55

boa tarde,

Faça um lançamento de ajuste creditanto a conta "Ajuste de exercícios anteriores" (PL) e debitando a conta Impostos a recuperar - DAS a recuperar (AC). Em seguida faz outro lançamento debitando "Ajuste de exercícios anteriores" (PL) e creditanto Lucros ou prejuízos acumulados ou lucros a destinar.

atenc.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 08:44

bom dia,
Suponhamos que em 2009 tenha sido recolhido ICMS referente a uma nota que foi cancelada. Neste caso deverá ser feito o lançamento:

D-ICMS a recuperar (AC)
C-Ajustes de exercicios anteriores
Hist. Vr. relativo a ICMS ref NF xxx de xx/xx/xxxx, cancelada.

Depois apropria-se o valor do icms na conta lucros acumulados:

D-Ajustes de exercicios anteriores
C-Lucros ou prejuizos

Espero ter ajudado.

JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 09:53

Bom dia!!
Sou novo aqui neste forum, preciso de uma orientação quanto a um lançamento de imposto.Fiz uma provisão de PIS a recolher de 150,00 em dezembro de 2010.Somente agora em 2011 depois da contabilidade ter sido encerrada que percebi que o valor do PIS era de 145,00;ou seja; menor que o apropriado em 2010.Como devo proceder para ajustar essa diferença, e quais lançamentos devo efetuar.?Agradeço a ajuda!
Abçs[

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade