x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 8.301

Atualização de Processos Trabalhistas

Renata

Renata

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 11 novembro 2010 | 18:07

Houve o Processo Trabalhista em Agosto/2006 no valor de 14.000,00 do Reclamante Pedro.

Contabilização:
D - Deposito Judicial Trabalhista (AC)
C - Banco (AC)

D - Provisão p/ Contingências Dep. Jud. - Trabalhistas (Conta de Resultado)
C - Provisão p/ Contingências Dep. Jud. - Trabalhistas (PC)


Agora em 2010 houve a baixa do processo que o valor passou a ser 16.000,00.

Contabilização:

D - Provisão p/ Contingências Dep. Jud. - Trabalhistas (PC)
C - Deposito Judicial Trabalhista (AC)


Dúvidas:

Essa diferença de 2.000,00 do processo trabalhista do reclamante Pedro que em 2006 era de 14.000,00 e com a atualização em 2010 passou a ser 16.000,00, como deve ser considerado o valor de atualização de 2.000,00? Essa atualização é feita por qual índice financeiro? Qual o tratamento contábil que deve ser feito para os casos de saldo remanescente?

A atualização monetária deve ser feita mensalmente para os processos de contingências e depósito judicial trabalhistas, tributários, cíveis e administrativos?

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 12 novembro 2010 | 12:00

Bom dia Renata.
você pergunta como é feito o calculo: veja abaixo.
A atualização monetária de débitos trabalhistas, tem critérios próprios definidos pela legislação. Desde 1.991, atualizamos os débitos trabalhistas pela TR - Mensal, que atualiza os valores sempre para o primeiro dia do mês. Para os demais dias do mês utilizamos também a TR - Pro Rata Dieexistem programas gratuitos que você pode baixar na internet para te ajudar no calculo, precisando apenas alimentar com as informações básicas. esses programas são os mesmos usados por peritos.

Quanto a sua pergunta, a ultima. A resposta é sim. Para que a contabilidade possa refletir a situação patrimonial da empresa, o mais claro possivel com a realidade econômica, essas atualizaçõesw devem ser feitas mensalmente, visto que podem gerar distorções no resultado no futuro. principalmente se o valor for relevante.
No teu caso, a despesas pode ser levada a débito da conta ajuste de exercícios anteriores, ou simplesmente em despesas operacionais neste exercício, visto que o valor não é significativo.
verifique também se o banco não atualizou o valor. casi positivo, a receita gerada também será reconhecida na sua contabilidade, certo?




Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade