x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 14.081

Contabilização IOF

Ana Luzia

Ana Luzia

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 09:16

Bom dia!

Por favor, preciso de ajuda:
Gostaria de saber se existe outra forma de cotabilizar o IOF de empréstimo bancários, acredito que o correto é despesa (DRE) valor integral.
O antigo contador lançou: em um empréstimo apenas o líquido no Passivo não consta o valor do IOF;
e em outro empréstimo fez um lançamento em Juros Antecipados (Ativo) do valor do IOF, nunca amortizou.

Isso é possível?
Obrigada

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 17:21

Boa tarde, Ana Luzia Velho


Gostaria de saber se existe outra forma de cotabilizar o IOF de empréstimo bancários, acredito que o correto é despesa (DRE) valor integral.
O antigo contador lançou: em um empréstimo apenas o líquido no Passivo não consta o valor do IOF; e em outro empréstimo fez um lançamento em Juros Antecipados (Ativo) do valor do IOF, nunca amortizou.

Pelos fatos expostos está claro que o contabilista anterior falhou ao não considerar os princípios de competência e oportunidade.

Analisando sua opinião, sim, concordo que a despesa com IOF deve ser reconhecida integralmente e direto nas contas de resultado porque o fato gerador do IOF é a disponibilização da quantia pela financeira à disposição do contratante, independetemente do prazo de pagamento.

Portanto, os procedimentos de seu predecessor estão incorretos porque ele propositadamente deixou de reconhecer um dos componentes da transação, deixando de registrar uma despesa, ao passo que é impossível classificar despesa com IOF como "juro antecipado" porque este tributo não incorrerá futuramente, e sim, no momento da contração do empréstimo.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.