x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 7.695

BALANÇO ESTOQUE

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Terça-Feira | 10 abril 2007 | 22:53

Boa noite Rosi

As remessas de mercadorias para conserto, reparos, industrialização, estocagem etc. não configuram transferência de propriedade, ou seja, continuam sendo suas (da empresa).

Vale dizer que o controle de mercadorias (suas) em poder de terceiros, deve ser feito via Conta de Compensação, ou se preferir, extra contabilmente. Isto porque nas suas Demonstrações Contábeis estas mercadorias deverão constar de seus estoques mesmo não estando na sua empresa, pois não houve a referida transmissão da propriedade.

Assim, o controle de mercadorias (estoques) em poder de terceiros, seja para industrialização, simples acondicionamento ou por qualquer outro motivo, não deve ser feito contabilmente em conta separada da conta Estoques no Ativo Circulante pela diminuição deste.

Se preferir, use outras contas que podem ser criadas com o titulo de "Remessas para Industrialização" ou "Remessas para Estocagem e Acondicionamento" e que serão debitadas pela remessa e creditadas pelo retorno das mercadorias, por exemplo.

A filosofia é a mesma para as mercadorias que estão sob sua guarda e responsabilidade e que pertencem a outra empresa, efetue o controle em outras contas que não a de seus estoques.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quarta-Feira | 11 abril 2007 | 10:38

Bom dia Rosi

Infelizmente não tenho nenhum modelo de planilha que para isto sirva. No entanto estou certo de que você não terá dificuldades em criá-lo, uma vez que se trata de uma planilha simples, no estilo de Conta Corrente (data, histórico, débito, crédito e saldo).

É provável que alguém a tenha e disponibilize-a para você tão logo leia de sua necessidade.

marcia da silva

Marcia da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 08:11

Bom dia, Saulo:

Quanto a questão estoque em poder de terceiros, na ficha Kardex pode ocorrer a movimentação de remessa e retorno, ou qdo enviamos a remessa obrigatoriamente ja damos baixa no estoque, uma vez que o retorno será simbolico ??

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 09:12

Bom dia Marcia,

Se o estoque está em poder de terceiros, é imperativo que haja controle desta movimentação (remessa e retorno).

Este controle deverá ser elaborado na contabilidade, não necessariamente na ficha Kardex. Na primeira o controle não deve ser feito na conta de Estoques, pois não houve mudança de titularidade, mas nas Contas de Compensação (veja explicação acima).

PS: se você emite Nota Fiscal de Remessa de Mercadorias, o retorno não deverá ser simbólico, haja vista que a Nota Fiscal deverá acompanhar a volta das mercadorias.

...

marcia da silva

Marcia da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 10:53

Saulo,
Aqui emitimos a NF de remessa e recebemos a NF de retorno simbolico dos produtos utilizados (1.902) e o retorno dos produtos não utilizados (1.903) e o faturamento dos produtos industrializados (1.124). Minha duvida é na ficha Kardex, posso fazer a movimentação de saida quando emiti a remessa, e movimentação de entrada qdo recebi o retorno, mesmo sendo este simbolico ref. aos produtos utilizados, para depois dar baixa definitiva na ficha Kardex com a ficha de produção ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 11:36

Bom dia Marcia,

Como você não mencionou (e eu não perguntei) sobre que tipo de remessa estivemos falando, julguei que fosse simples remessa para conserto ou armazenagem em poder de terceiros.

No caso de remessa para industrialização, importa que esteja controlada nas contas de compensação.

Na Ficha Kardex, com vistas a dar mais transparência à operação, dê baixa (saida) quando da remessa e entrada pelo retorno dos produtos industrializados e não industrializados.

Desta forma a "diferença" entre o estoque contábil e o registrado nas Kardex (enquanto as mercadorias estiverem em poder de terceiros), estará justificada nas contas de compensação.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 14:17

Boa tarde, Márcia


Qual a data correta da entrega da DCTF referente ao 1º. semestre de 2009 ? Teve alguma prorrogação ? É isso mesmo 2009 ...

Por motivos que desconheço você postou uma mensagem pertencente à sala de Legislação Federal na sala de Contabilidade em Geral.

Desconhecendo notícias sobre suposta prorrogação, informo que de acordo com a extinta IN RFB 903/2008, o prazo de entrega da DCTF referente ao primeiro semestre de 2009 deveria ter sido entregue até o 5º dia útil do mês de Outubro do mesmo ano.

Na certeza de que você observará se a sua próxima dúvida estará sendo postada na sala adequada (e preferencialmente após uma pesquisa prévia), agradeço pela atenção dispensada.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade