x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 16.511

como contabilizar nf de entradra de peças pra veic

renata jaqueline p gomes

Renata Jaqueline P Gomes

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 30 novembro 2010 | 21:28

Olá ,
Faço a contabilidade de uma empresa que tem o ramo de atividade de compra e venda de veículos usados no seu contrato social.Gostaria de saber como faço pra escriturar o fiscal e a contabilidade qdo a empresa compra um veículo usado(CFOP 1102) e precisa fazer manutenção do mesmo, como por ex: trocar pneus, retrovisor, para-brisa e outras peças que precisam ser trocadas para deixar o veículo em condição de venda.Minha dúvida é , essa peças vão agregar valor ao veiculo, como posso lançar essas notas fiscas de peças? É correto eu escriturar como custo de mercadorias, junto com o custo de veículos? ou posso lançar como despesas operacionais? Se eu escriturar como custo de mercadorias qual CFOP devo usar 1949 ou 1102. Desde já agradeço a colaboração

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 dezembro 2010 | 09:34

bom dia
Se as peças utilizadas são do estoque você pode emitir uma nota fiscal com a natureza " transposição de estoque p/ uso e consumo" com cfop 5949. Na contabildade será debitado a conta "materiais de uso e consumo" ou outra similar e creditado o estoque.
A maioria dessas peças são Icms st, mas se tiver alguma com Icms normal deverá fazer também o extorno do icms, cujo crédito foi aproveitado.

Essa é a forma que contabilizo visto que utilizamos peças do nosso prorpio estoque. Se não for o seu caso, favor esclarecer.

Atenc.

renata jaqueline p gomes

Renata Jaqueline P Gomes

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 1 dezembro 2010 | 19:08

Não é material pra uso e consumo, pq quando se fz a compra dessas peças ela nem entra no estoque da empresa vai direto pra oficina ,pq já está destinada pra determinado veículo que irei vender. Por não isso posso lançar como mateiral de consumo.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 07:30

Renata Jaqueline P Gomes.

As peças são compradas sempre que for necessário fazer a manutenção do veículo para coloca-lo a venda. A empresa só tem em seu estoque veículos.

Logo conclui-se então que as peças são apenas peças de reposiçao daqueles veículos que apresentaram defeito, logo a orientação dada pelo colega Francisco está em conformidade com seus anseios.

Não é material pra uso e consumo, pq quando se fz a compra dessas peças ela nem entra no estoque da empresa vai direto pra oficina ,pq já está destinada pra determinado veículo que irei vender. Por não isso posso lançar como mateiral de consumo.

Vamos lá, se não entram no estoque só pode ser "USO e Consumo" dessa forma repito, a orientação que lhe foi passada pelo colega Francisco está perfeitamente adequada à sua situação.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: