x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.322

Desconto de vale transporte

Nonemar Vicentin de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 15:51

Boa tarde!

Estou com seguinte duvida:

- uma empresa de lucro Real compra vale transporte para os funcionarios a cada dois meses e distribui no mes devido, ex: no mes 09 ele compra os vales e distribui nos meses 09 e 10, ai no mes 11 ele compra novamente para distribuir nos meses 11 e 12.

O problema é que ele comprou vale transporte no mes 09 e eu fiz o seguinte lançamento:

D = Vale Transporte Func. (CR)
C = Cx/Bco

No dia 30/09 foi descontado os 6% do funcionario que eu lancei:

D = Salarios a Pagar (PC)
C = Vale Transporte (CR)

O saldo que restou na conta de despesa foi zerado em 30/09 devido ao encerramento do balanco trimestral.

No mes 10 foi descontado novamente os 6% dos funcionarios, porem na conta de despesas nao tenho saldo para lancar esse desconto.

Qual o procedimento correto neste caso? Pensei em lançar parte da compra do mes 09 em uma conta do ativo e transferir depois no mes 10 para a despesas, seria correto?

Obrigada

Nonemar

Assist. Contabil
Americana/SP
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 dezembro 2010 | 10:48

Bom dia, Nonemar

Isto ocorreu porque conforme a legislação em vigor a empresa adquire antecipadamente os vales-transporte geralmente nos últimos dias de um mês e o repassa aos colaboradores no mês seguinte, o que configura na primeira parte (aquisição) uma despesa a apropriar em período seguinte e quando os papéis são entregues ao funcionários a despesa efetivamente incorre.

Clique aqui e analise as preciosas informações do Moderador Cláudio Rufino.

Qual o procedimento correto neste caso? Pensei em lançar parte da compra do mes 09 em uma conta do ativo e transferir depois no mes 10 para a despesas, seria correto?

O único método seguro e correto consiste em rever estes lançamentos indevidos da classificação dos vales-transporte diretamente como despesas sem ainda os ter distribuído e recalcular os impostos em atraso segundo as técnicas de ajustes de exercícios anteriores.

Boa sorte

Ricardo C. Gimenez
Professor público de matemática
Contador com CRC ativo desde 1995
Blog de Procedimentos Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade