x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.940

Contabilizar Pis e Cofins sobre entradas

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 15:34

Apesar de já ter aqui no Fórum outros tópicos sobre o assunto, gostaria da ajuda de amigos.

Estou com dificuldade, geralmente, em empresas que controla o estoque mensalmente, eu lanço PIS e Cofins sobre as entradas da seguinte forma:
D - Pis a recuperar (AC)
C - Estoque

Estou fechando uma contabilidade, de uma empresa que não tem esse controle de estoque, então, fiz assim:
D - Pis a recuperar (AC)
C - (-) Pis s/compras (CR)

Estou com uma ligeira impressão de estar fazendo a coisa errada pois, essa conta redutora de Pís sobre compras vai abater o meu valor do custo das compras, no final, a minha DRE não está fechando pois a empresa deu prejuízo mas com esse abatimento de PIS e Cofins reduzindo o custo, a minha DRE vai apresentar lucro.

Alguém me ajuda a esclarecer essa dúvida?
Obrigado

Michele Barbosa Silva

Michele Barbosa Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 11 dezembro 2010 | 10:57

esta correto robelio. pq ela esta recuperando o pis/cofins entao isso sai mesmo do custo da mercadoria. se no seu cso no final do exercicio ela estara dando lucro, mas é assim mesmo.
Agora as empresas que tem o controle mensal - pelos seus dizeres - acho que vc esta fazendo errado. Pq tirar do estoque o credito do pis/cofins vai estar reduzindo contabilmente o preco da mercadoria (se for utilizar o metodo do custo médio) e cumulativamente o CMV. acho que o mais correto seria fazer como no 2º caso, baixar direto do CMV.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: