Boa tarde, Elizabet
Gostaria de saber como posso contabilizar,
compra de terreno feita por uma Entidade s/Fins Lucrativo, só que está compra foi feita em 2009 e a
contabilidade já está encerrada, será que posso contabilizar em 2010 e como faço este lançamento.
Será que será desta forma?
D-Terreno ( AT Imob. )
C-
Doações e Subvenções ou na Cta direto de Superavit/Defict (grifos meus)
Se conforme as suas palaras o lote foi comprado, é incabível creditar alguma conta patrimonial porque só trabalhamos deste modo quando é necessário reparar um erro cuja origem tenha sido nas
contas de resultado.
Deste modo, se a entidade comprou um terreno o crédito (ou origem destes recursos) será proveniente de alguma conta de disponibilidades ou alguma outra conta passiva, no caso de compra a prazo, e estas contas são
patrimoniais, e não de resultado.
Caso seja levado a cabo o seu intento, haverá uma catástrofe contábil porque o superávit ficticiamente será inflado, as disponibilidades continuarão maiores que o correto ou então constará nas demonstrações contábeis a conta de uma obrigação inexistente.
Sendo assim, sugere-se que seja feito um lançamento extemporâneo, preferencialmente no primeiro dia útil do ano, e com um histório bem claro e suficientemente capaz de justificar tamanho lapso.
Boa sorte.
Observação particular:
Tal qual as técnicas de ajustes de exercícios anteriores, os lançamentos extemporâneos não são regra geral e nem solução permanente de problemas desta natureza, porque senão todos os contabilistas incautos se valeriam de artifícios tão arriscados quando estes no intuito de se resguardar (ou então camuflar) as falhas.
Falando de regras, de acordo com os princípios contábeis de competência e oportunidade, os fatos devem ser contabilizados assim que ocorrerem ou apresentarem razoável certeza para tanto, e se um escritório mantiver contato direto e constante com sua clientela, certamente erros desta natureza serão reduzidos drasticamente.