x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.188

SOUZA

Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 13:01

Se eu lançar a depreciação de todo os bens de meu imobilizado no demonstrativo de resultado, meu resultado vai dar prejuizo, neste caso pode lançar a depreciação somente de alguns bens ou deixar para calcular no próximo período? Obrigado

Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 15:08

Prezado Souza,

O Lançamento da parcela referente a depreciação do Imobilizado, referente a um determinado mês tem que ser sempre lançado integralmente, mesmo se na hora de apurar o resultado o mesmo apresentar saldo negativo.

att

GUILHERME GREGHI VERONEZ

Guilherme Greghi Veronez

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 20 dezembro 2010 | 17:34

Prezados,
no que concerne os lançamentos de Depreciação, Amortização e/ou Exaustão, cabe ainda uma observação:
A empresa tem a faculdade de utilizar, em qualquer período de apuração, taxas inferiores às admitidas, ou até mesmo deixar de computar a depreciação, uma vez que, para efeitos fiscais, a dedução de tal encargo é uma faculdade, e não uma obrigação.
Todavia, se a empresa adotar taxa de depreciação inferior à permitida, as importâncias não apropriadas não poderão ser recuperadas posteriormente com a utilização de taxas superiores às máximas anualmente permitidas para cada espécie de bem. (Parecer Normativo CST n° 79/1976 ).
Pode-se ainda verficar nos CPC's (se não me engano no 01) que as novas normas internacionais de Contabilidade IFRS, deixa a disposição de cada empresa aplicar a taxa desejada para a depreciação.
Com isso, eu sugiro que você reveja a taxa de depreciação do seu Imobilizado, e seja aplicado um índice mais adequado a atividade da empresa, respeintando o disposto no PN79/1976
Att,
Veronez G. G.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade