Hazzenath Cabral Feitosa Dantas
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá Gostaria de saber se alguem pode informar-me se a carta frete serve para ser contabilizada como despesa em uma empresa transportadora. É documento idôneo?
respostas 2
acessos 7.213
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Olá Gostaria de saber se alguem pode informar-me se a carta frete serve para ser contabilizada como despesa em uma empresa transportadora. É documento idôneo?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Hazzenath,
A chamada Carta-Frete é um documento de caráter meramente gerencial não sendo considerado idôneo para contabilização. Na verdade, trata-se de uma espécie de carta de crédito que o transportador recebe pelo pagamento da viagem e que pode negociar em postos de abastecimento de combustíveis conveniados com a empresa emitente.
Via de regra para que haja a negociação os Postos de Abastecimento exigem que 30% do valor da Carta-Frete seja pago em abastecimento de combustíveis e o saldo em dinheiro ou cheques pré-datados para até 15 dias.
Para a maioria dos carreteiros, a necessidade de receber o pagamento da mercadoria transportada com a polêmica carta-frete se constitui um problema, para outros, é um mal necessário, no entanto, apesar das reclamações a prática continua crescendo e incentivando a concorrência entre os postos que, por sua vez, procuram alternativas de favorecimento às transportadoras e ao motorista.
Continue dispondo do Forum
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)obrigada saulo. muito boa sua explicação. é porque estou inciando uma contabilidade de transportadora agora e tenho ainda muitas dúvida quanto a este assunto. principalmente em relaçao a estas carta fretes, pois a empresa ela trabalha com apenas 01 veiculo e os demais ela intermedia para transportar cargas então de 5000,00 que ela recebe 4.500 são repassados aos caminhoneiros como pgto do transporte, ou seja como receita seria somente 500,00 mas como não tenho um documento fiscal regular para provar a movimentação temos então que pagar sobre o faturamento integral.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade