x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 16.955

adiantamento para aumento de capital

Nonemar Vicentin de Oliveira

Nonemar Vicentin de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 09:37

Bom dia!

Estou com uma duvida:

Uma empresa possui 06 socios e eles querem aumentar o Capital Social em R$ 600.000,00, para isso ao longo de 2010 eles efetuaram diversos depositos na c/c da empresa, a medida que eles tinham dinheiro na fisica eles colocaram na empresa.

Gostaria de saber qual a melhor maneira de efetuar esses lançamentos:

- Pensei em utilizar a conta de Reserva p/Aumento de Capital para lancar esses depósitos, fica correto? Ou seria melhor criar uma conta no passivo como Adiantamento para Futuro Aumento de Capital?

Desde já agradeço pela ajuda e desejo a todos um Feliz 2011.




Nonemar Vicentin de Oliveira
Assist. Contabil
Americana/SP
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 6 janeiro 2011 | 16:27

Nonemar Vicentin De Oliveira.

Que tal lermos essa postagem encontrada no banco de dados do Fórum?

Os adiantamentos para aumento de capital são recursos recebidos pela empresa de seus acionistas ou quotistas destinados a serem utilizados como aporte de capital. O problema dos adiantamentos para aumento de capital reside na classificação contábil como passivo exigível ou como patrimônio líquido, uma vez que existe a possibilidade da não-incorporação ao capital e de sua devolução ao investidor.

Logo, partiremos para a classificação contábil.

De Acordo Com a Lei Das Sociedades Anônimas e o posicionamento Fiscal

A Lei nº 6.404/76 é omissa no tratamento dos valores recebidos por conta de futuros aumentos de capital.

O Fisco firmou entendimento através dos Pareceres Normativos CST nº 23, de 26.06.81, e CST nº 28, de 21.12.84, que, em suma, estabelecem o seguinte:

Ocorrendo a eventualidade de adiantamento para futuro aumento de capital, qualquer que seja a forma pela qual os recursos tenham sido recebidos, mesmo que sob a condição para utilização exclusiva em aumento de capital, esses ingressos deverão ser mantidos fora do patrimônio líquido, por serem esses adiantamentos considerados obrigação para com terceiros, podendo ser exigidos pelos titulares enquanto o aumento de capital não se concretizar.

O patrimônio líquido fica definitivamente aumentado quando, após a subscrição, ocorrer o recebimento de cada parcela de integralização.

Assim sendo, o Fisco determina a classificação dos adiantamentos para futuro aumento de capital como exigibilidades.

De Acordo Com a Técnica Contábil

Quando os adiantamentos para aumento de capital são recebidos com cláusula de absoluta condição de permanência na sociedade, não há porque considerá-los como exigíveis, admitindo-se que esses adiantamentos sejam classificados como parte integrante do patrimônio líquido.

Por outro lado, se os recursos entregues pelos sócios a título de adiantamentos para aumento de capital vierem a ser devolvidos ao investidor ou não-incorporados ao capital, não se deve, na existência de tal dúvida, classificá-los no patrimônio líquido, devendo, então, figurar no passivo exigível.

Da mesma forma, os recursos recebidos de acionistas ou quotistas que estejam destinados e vinculados a aumento de capital, por força de disposições contratuais irrevogáveis ou legais, não devem ser tratados como exigibilidades, mas como conta integrante do patrimônio líquido. A destinação dos adiantamentos recebidos com a intenção de capitalização deve estar documentada por instrumentos formais irrevogáveis dos acionistas, quotistas e órgãos diretivos da empresa e não somente por intenções declaradas verbalmente.

Concluindo, diante do exposto, os adiantamentos para aumento de capital devem ser classificados como parte integrante do patrimônio líquido, em conta distinta, com a devida evidenciação de sua origem, montante e finalidade. Caso pairem dúvidas de que os valores irão se incorporar ao capital, tais valores serão classificados como passivo exigível.

Contabilmente, no recebimento de tais recursos, a empresa poderá fazer o seguinte registro:

D - DISPONIBILIDADES (AC)
C - ADIANTAMENTO PARA AUMENTO DE CAPITAL (PL)

Quando formalizar o aumento de capital, o registro contábil será:

D - ADIANTAMENTO PARA FUTURO AUMENTO DE CAPITAL (PL)
C - CAPITAL SOCIAL (PL)

NOTAS:

1 - Assim, para que um AFAC se qualifique como instrumento patrimonial ele precisa atender três condições básicas:

1.1 - Sua conversão deve ser irrevogável e irretratável
1.2 - O adiantamento deve estar na moeda funcional da entidade e não pode prever indexação
1.3 - A quantidade de ações no qual o adiantamento será convertido deve ser fixa ou seja pré-estabelecida.

Ps... procure cultivar o bom hábito da pesquisa antes da pergunta, provavelmente 95% dos casos de classificação contábil já fazem parte do banco de dados do Fórum.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Nonemar Vicentin de Oliveira

Nonemar Vicentin de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 21:45

Sr. Claudio, muito obrigada!

Seu esclarecimento foi muito completo e vai me ajudar imensamente.

Com relação à pesquisa no banco de dados, antes de enviar minha pergunta verifiquei as respostas que aparecem ao criar o topico, porem esta nao apareceu, mas sempre procuro antes de enviar.

Mais uma vez muito obrigada!

Nonemar Vicentin de Oliveira
Assist. Contabil
Americana/SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.