x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 11.467

Acerto na contabilidade

Laura Silva

Laura Silva

Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 18 abril 2007 | 17:07

Boa Tarde!
Pessoal, gostaria que me ajudassem em um problema......Uma empresa Lucro presumido, no inico do ano de 2006 a empresa nao controlava exatamente o seu financeiro portanto nao tinha um saldo exato em seu caixa! No final do ano passou-se a controlar todo o departamento financeiro e assim começaram a controlar o caixa, porem o valor no caixa real em 31-12-2006 não é o mesmo que o valor da conta caixa na contabilidade, esta diferença é muito alta! Qual o lançamento que eu poderia fazer para acertar esse saldo da conta caixa e deixa-la exatamente com o valor real? Se houver....

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Quinta-Feira | 19 abril 2007 | 07:25

Bom dia Laura,

Se a diferença está unicamente entre o saldo do Caixa Contábil e o saldo do caixa "real" representado pelas disponibilidades em espécie existente na empresa, não há que se falar em "lançamento para acerto" na contabilidade. Mesmo porque o saldo contábil se fundamentou em documentos idôneos e o fisco terá como base a contabilidade e não o que você chama de "Caixa Real".

No entanto, se a referida diferença está comprovadamente na contabilidade o problema é bem mais sério, mas ainda assim não é com um "lançamento de acerto" que vão ser corrigidas as distorções.

Você terá que fazer um levantamento minucioso que indique exatamente o que deixou de ser contabilizado (se despesas ou receitas) e refazer a contabilidade. Naturalmente o registro de receitas que deixaram de ser contabilizadas implicará em aumento de tributação além das demais alterações tais como, refazimento dos livros, declarações já entregues e etc.

Se o saldo contábil é menor, significa venda sem cobertura de Notas Fiscais e distribuição disfarçada de lucros. Considerando que o Caixa (assim entendido também o movimento bancário) é o principal indicador de sonegação, é justamente nesta conta que se iniciam todas as fiscalizações.

Se a diferença é significativa (como você afirma) é imperativo que tais correções sejam feitas o mais rapidamente possível, pois o risco fiscal existe e a responsabilidade do contabilista inegável.

Se persistirem dúvidas, entre em contato.

ANDERSON DE OLIVEIRA

Anderson de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 17 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2007 | 17:11

bom gostaria q vcs me mandassen algo sobre o departamento pessoal estou começando na area agora e tenho muitas duvidas ainda e o q vcs poder me mandar ficarei muito ms muito grato msm desde de já o meu agradecimento

Anteciosamente Anderson
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 17 outubro 2007 | 22:18

Olá Anderson, clica aqui e baixa o arquivo sobre Departamento Pessoal e boa sorte.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
ANDERSON DE OLIVEIRA

Anderson de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 17 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2007 | 13:39

bom galera primeramente quero agradecer a vcs porq me mandaran um materia sobreo departamento pessoal maravilhoso viu uma apostilha execelente muito obrigado msm de coração agora queria um outro favor de vcs claro se for possivel e q fez alguns estudo na apostilha queria se vcs pudesse e claro q me mandassen alguns exercicio sobre o departamento pessoal pra min responder e min aperfeiçoar ms na aréa tipo exercicio sobre registro de empregados, folha de pagamento,etc. intaum e isso muito obrigado novamente e se tiver como vcs me ajudaren ficarei muito grato novamente ms se não tiver como muito obrigado assim msm ate ms e uma boa tarde a todos vcs ....

Anteciosamente Anderson
Carlos Alexandre da Silva

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 11:32

Prezado Saulo, primeiramente parabens pela imensa contribução que voce presta aos usuarios desse forum, realmente e de se orgulhar. A respeito do topico de nossa amiga Laura gostaria de tirar algumas duvidas parecidas com a dela. Assumimos a contabilidade de uma empresa a 2 meses e sera instalado um software ERP na empresa. Segundo os consultores desse programa o saldo na contabilidade deve ser igual ao do financero da empresa. Ai que esta o problema. Qualdo no primeiro mes ja identificamos que nenhum saldo bate. O que o cliente possui na empresa controle interno deles (clientes, fornecedores, bancos), nada bate com a contabilidae. Existem diferenca (algumas exorbitantes), tanto para mais quanto para menos. Como devemos proceder para efetuar os ajustes?

Abraço

Carlos.

Leonardo Mateus

Leonardo Mateus

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 08:28

Trabalho em uma construtora, de contador. Alem da construtora, o grupo resolveu montar um empreendimento, e para isso abre uma incorporadora para cada prédio.
Duvidas.
1 - Esta correta em abrir uma Incorporadora SPE para cada prédio?
2 - A apuração de impostos da Incorporadora SPE é sobre regime de caixa. Minha duvida é seguinte, contabilizo toda compra na conta de estoque no ativo, depois faço da seguinte calculo pra chegar no custo realizado.

Valor Recebido 200.000,00 = 3,13
Valor da Rec Diferi 6.400.000,00

Estoque 4.800.000,00
Total da Unidade 21
Custo Unitario 228.571,43


Custo Diferido 670.700,00
Indice de Apropriação 3,13%
Total Custo Realizado 20.992,91 no mês

Faço os seguintes lançamentos

D - Custo Diferido
C - Realização do Custo - Estoque Ativo em construção
h- Estou dando baixa no estoque
valor 228.571,43

D - Custo Realizado
C - Custo Diferido
20.992,91

Valdirene Moraes

Valdirene Moraes

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 11:01

Bom dia,
Solicito-lhes um auxílio, pois tenho um problema com relação ao parcelamento Refis4. Ocorre que, na contabilidade da empresa lucro presumido estava lançado um saldo devedor do refis, e com as amortizações o mesmo foi zerado. Atualmente, existe saldo deste refis que foi transferido para o novo parcelamento Refis4, o qual não sabemos o saldo devedor atual, pois a receita ainda não consolidou, e a empresa está fazendo os pagamentos mensalmente de acordo com o informado pela receita. A pergunta é, como faço para regularizar este passivo?
Desde já agradeço pela atenção.

NOTA DA MODERAÇÃO:
Postagem deve ser feita na sala "Legislação Federal"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade