x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.950

Encerramento de Balanço 2010

UESLEI ROCHA

Ueslei Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 11:04

Bom dia Pessoal

No Encerramento do Balanço de 2010 temos que ''zerar'' a conta LUCROS ACUMULADOS, td bem, Li em um manual atualizado que devemos zerar também a conta RESULTADO DO EXERCICIO transferindo o valor da mesma para Resultados a Destinar que por sua vez tbm é uma conta transitória, gostaria de saber se mais alguém viu isso e como o pessoal está encerrando os balanços de 2010.

os lançamentos ficariam assim: (levando em consideração LUCRO) ok
D - Res. do Exercicio - PL - Transitória
C - Resultado a Destinar - PL - Transitória

D - Resultado a Destinar
C - Dividendos a Distribuir / Prejuios Acumulados / Reservas de Lucros...

No meu entendimento está correto mais a conta RESULTADO DO EXERCICIO deixaria de figurar no Balancete, ficaria com saldo zero ...

Abraços.

Ueslei

"Limitações são fronteiras criados pela nossa mente "
Jailson Nascimento

Jailson Nascimento

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 12:24

Boa tarde Ueslei,

Se tratando de uma S/A, você deve zerar sim a conta lucros acumulados, transferindo o seu saldo para uma das reservas de lucros.

Os seus lançto estão corretos, e a conta Resultado do Exercícios zera mesmo, pois ela terá o seu saldo transferido tanto p/ uma reserva de lucros ou quanto p/ a conta prejuízos do período.

E no balancete ele só teria a movimentação e o seu saldo final será igual a zero.

Saudações

Jailson Nascimento
Contador

UESLEI ROCHA

Ueslei Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 12:38

Boa tarde Jailson

Obrigado pela ajuda, mais neste caso é uma empresa de Pequeno porte...
Acho que a Lei das S/A 11.638 tbm deve ser aplicada em partes para Pequenas e Médias empresas, em especial essa parte de encerramento do Exercício né... houveram muitas mudanças né...

Abraço

Ueslei

"Limitações são fronteiras criados pela nossa mente "
Jailson Nascimento

Jailson Nascimento

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 12 janeiro 2011 | 13:20

Boa tarde Ueslei,

estive pesquisando aqui no forum mesmo, e encontrei a seguinte resolução do CFC Resolução CFC Nº. 1.157/09, n° 115 e 116 fala a respeito da conta lucros acumulados.

E pesquisando aqui no forum tb eu encotrei um comentário que dizia que, as normas das S/A's tb pode ser utilizadas pelas Ltda's. Não me lembro quem fez esse comentário, se eu encontra esse comentário volto a postar.

Abraço.

Jailson.

Jailson Nascimento
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade