x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.088

conserto na contabilidade...

luiz guilherme santos

Luiz Guilherme Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 18 anos Quinta-Feira | 19 abril 2007 | 15:07

gostaria de saber dos senhores como devo consertar alguns dados em minha contabilidade...

fato ocorrido.

Tenho uma empresa tributada pelo lucro real, e tirei agora em 2006 um balancete de verificação e percebi que alguns saldo de 2005 havia distorções...

1- O saldo de 2005 de algumas contas de duplicatas a receber está a crédito, parece que foram lançados valores da duplicata com juros na conta duplicata a receber o que o correto era colocar o juros na conta juros ativos, assim acasionou certas distoções de valores.

ex- Clientes

Bunge--- 1000 Credito

2- percebi também que em algumas contas fornecedores os saldo dessas contas estão a debito, o que parece que foi lançado valores dessa conta junto com juros na conta fornecedor, o que o certo era colocar o juros na conta juros passivo, e então zerar o valor desse fornecedor.

ex - Fornecedor

PIONNER - 1500 D

pergunto:

Como faço para corrigir tais fatos, sabendo que esses erros são de exercicio anteriores?

Caso esses juros sejam juros ativos estes entram na base de calculo do imposto de renda e contribuição social do ultimo trimestre de 2006, foi nessa data que percebi tal erro?

em questão aos juros passivos de exercicios anteriores posso abater da base de calculo do irpj e csll? ou apenas posso diminuir esse valor do patrimônio líquido, na conta prejuizo acumulado?

desde já agredeço a resposta...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Sexta-Feira | 20 abril 2007 | 00:09

Boa noite Luiz,

Como primeira providência você deve certificar-se que o motivo que deu origem as diferenças encontradas nas contas de "Clientes" e de "Fornecedores", foi exatamente o que você acha que "parece ter sido".

Uma vez convicto disto, a segunda providência a ser tomada é a elaboração da conciliação de cada conta existente nos grupos mencionados (Clientes e Fornecedores), pois se o registro contábil foi feito de maneira uniforme, provavelmente outras contas estão com saldos incorretos a despeito de não estarem "estouradas". Vale dizer que devido à mesma prática contábil, mais cedo ou mais tarde você terá o mesmo problema.

Considerando que as causas dos erros tenham sido as que você mencionou, a correção a ser feita deverá observar:

Duplicatas a Receber
O registro contábil da percepção de juros ativos foi lançado a crédito da conta "Clientes" quando deveria ter sido lançado a crédito da conta de mesmo nome (Juros Ativos) nas Contas de Resultado.

A correção deve ser efetuada levando-se tais valores a débito da conta "Clientes" e a crédito da conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados" no Patrimônio Líquido, por se tratar de ajustes credores de exercícios anteriores.

Fornecedores
O registro contábil das despesas decorrentes de juros e multas pelo atraso do pagamento das duplicatas de fornecedores foi lançado a débito da conta de "Fornecedores", quando deveria ter sido efetuado a débito da conta "Juros Passivos" nas Contas de Resultado.

A correção deve ser efetuada levando-se tais valores a débito da conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados no Patrimônio Líquido" e a crédito da conta de Fornecedores, por se tratar de ajustes devedores de exercícios anteriores.

Se a diferença entre os ajustes credores e os devedores for positiva (credora) haverá um aumento no Lucro Real (se houve lucro no exercício anterior) ou diminuição no Prejuízo (se houve prejuízo).

Neste caso há que se calcular o IRPJ e a CSLL incidentes sobre eventual aumento no Lucro Real depois de realizadas as correções acima. Tais impostos deverão ser pagos com juros e multa pelo atraso, para que não se caracterize postergação.

Cabe lembrar que (conforme Decreto nº 5.164/2004 revogado pelo Artigo 1º do Decreto 5442/2005) ficam reduzidas a zero as alíquotas da Contribuição para o PIS e da COFINS incidentes sobre as receitas financeiras auferidas pelas pessoas jurídicas sujeitas ao regime de incidência não-cumulativa ou parcialmente não-cumulativa das referidas contribuições.

Tenha em conta que a empresa é tributada pelo Lucro Real, por conseguinte, o risco fiscal envolvido é naturalmente maior.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade