Luiz Guilherme Santos
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidadegostaria de saber dos senhores como devo consertar alguns dados em minha contabilidade...
fato ocorrido.
Tenho uma empresa tributada pelo lucro real, e tirei agora em 2006 um balancete de verificação e percebi que alguns saldo de 2005 havia distorções...
1- O saldo de 2005 de algumas contas de duplicatas a receber está a crédito, parece que foram lançados valores da duplicata com juros na conta duplicata a receber o que o correto era colocar o juros na conta juros ativos, assim acasionou certas distoções de valores.
ex- Clientes
Bunge--- 1000 Credito
2- percebi também que em algumas contas fornecedores os saldo dessas contas estão a debito, o que parece que foi lançado valores dessa conta junto com juros na conta fornecedor, o que o certo era colocar o juros na conta juros passivo, e então zerar o valor desse fornecedor.
ex - Fornecedor
PIONNER - 1500 D
pergunto:
Como faço para corrigir tais fatos, sabendo que esses erros são de exercicio anteriores?
Caso esses juros sejam juros ativos estes entram na base de calculo do imposto de renda e contribuição social do ultimo trimestre de 2006, foi nessa data que percebi tal erro?
em questão aos juros passivos de exercicios anteriores posso abater da base de calculo do irpj e csll? ou apenas posso diminuir esse valor do patrimônio líquido, na conta prejuizo acumulado?
desde já agredeço a resposta...