Jamile Vigas
Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a)Existe a obrigatoriedade de notas explicativas serem escrituradas no livro diário? Qual a base legal para tanto?
respostas 9
acessos 21.480
Jamile Vigas
Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a)Existe a obrigatoriedade de notas explicativas serem escrituradas no livro diário? Qual a base legal para tanto?
Agnaldo do Espírito Santo
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Bom dia Janice. Notas explicativas não são transcritas no livro diario não. normalmente , além do movimento diario, deve se transcrever o balanço e a DRE no final do livro, mas NE não.
veja o art. 176 da lei 6.404 que trata do assunto, além deste artigo do portal de contabilidade.clique aqui
Ueslei Rocha
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia Janice,
Participei de um Seminário de IRFS as normas internacionais de contabilidade e lá professores e membros do IASB frizaram que NÃO EXISTE balanço sem nota explicativa.
Se sua contabilidade está 100% correta, informe em nota explicativa com a seguinte frase.
''Este Balanço está dentro das normas do IFRS e de acordo com a Lei 11.638''
Isso vi com professores pós-graduados e membros do IASB e IFRS, portanto acho que não tem base legal melhor que essa.
Abraço.
Ueslei
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Bom dia,
As notas explicativas no livro diário, serão transcritas em Folha Separada a do Balanço Patrimonial ?
como serão feitas as informação, deve-se inumera-las?
Nota Explicativa 1
Nota Explicativa 2
Nota Explicativa 3 ..........
No aguardo.
Obrigado.
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezados,
Até certo ponto o Ueslei está correto, pois, não existe balanço sem nota explicativa. Contudo, para o registro dos livros diarios não existe tal necessidade, a obrigatoriedade das notas explicativas ficam registra a publicação das demonstrações.
At.
Marcos Vinicius
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Eu sigo a RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.255/09, para demonstrações contábeis, onde exige sim NE.
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Guto,
Como você faz a impressão das notas explicativas no Livro Diário ?
Obrigado.
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Imprimo como ultima parte do diário, enumerando uma nota em baixo da outra. Exemplo:
1-
2-
3-
Paulo R. Schafer
Moderador , Contador(a)Ok Obrigado Guto,
Me ajudou na minha dúvida ..
A pagina de Notas Explicativas, também será numerada, obedecendo
a sequencia do Livro Diário correto ?
Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Sim, segue a sequencia.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade