Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.145

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 10:43

Bom dia, Jéssica


Estou adaptando o balanco patrimonial p/ novo formato das novas normas contabeis, gostaria de saber se as receitas e despesas de exercicio seguinte devo classificar como diferido???

Ou qual seria o melhor procedimento???

O conceito de "diferido", previsto no Inc. V do Art. 179 da Lei 6.404/1976, foi bem esclarecido pela Lei 11.638/2007 e posteriormente revogado pela Lei 11.941/2009, porém, apesar de não mais existir, a título ilustrativo a seguir cito o trecho deste texto legal que esclarece os conceitos de diferido:

V - no diferido: as despesas pré-operacionais e os gastos de reestruturação que contribuirão, efetivamente, para o aumento do resultado de mais de um exercício social e que não configurem tão-somente uma redução de custos ou acréscimo na eficiência operacional;

Deste modo, entende-se que teria a figura de diferido algum investimento de natureza estrutural na entidade, que por sua vez contribuiria para com a formação de resultados futuros, o que é muito diferente de uma despesa em geral paga antecipadamente, como IPVA, IPTU, prêmios de seguros, assinaturas de jornais e revistas, etc.

Enfim, são estas despesas pagas antecipadamente que nos meios contábeis são classificadas como despesas do exercício seguinte (período seguinte ou simplesmente "despesas a apropriar"). Com créditos a Cláudio Rufino sugiro-lhe uma análise do seguinte tópico: clique aqui

Conclusão: não há "melhor procedimento" a adotar porque a decisão é única: como não mais existe o ativo diferido as despesas pré-operacionais e organizacionais devem ser classificadas diretamente como despesas, enquanto as despesas a apropriar fazer parte do ativo circulante; no tocante a receitas abstenho-me de aprofundar os comentários por não saber qual a natureza da empresa, sendo válido observar que geralmente são utilizados os mecanismos de "adiantamentos de clientes" ou "adiantamentos a fornecedores".


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.