x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.499

Escrituração de emprétimos bancários

Tatiane Viana

Tatiane Viana

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 15:15

Boa tarde,

fiz uma pesquisa sobre as outras mensagens com relação a empréstimos bancários, mas não consegui sanar minha dúvida, por isso venho pedir a ajuda de vcs.
A empresa WY adquiru de um banco X um emprestimo de 3.000,00, sendo que foi creditado na conta dele apenas 2.915,29, e não veio nehum lançamento de juros ou despesas administativas, veio puramente o credito do emprestimos de 2.915,29.
Bom, esse empréstimos foi de dividido em 6 parcelas, sendo que as mesmas não são iguais, foram aumentando durante o período.
Minha dúvida é com relação aos lançamentos contábeis pois o banco X não separou nos extratos o valor da prestação e dos juros pagos apenas debitou o valor total mensalmente.

Peço por favor que me ajudem a fecher esses lançamentos.

Agradeço desde já!

Leticia dos Anjos

Leticia dos Anjos

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 15:27

Boa tarde Tatiane,

No seu caso sugiro que divida o valor do emprestimo pelas quantidades de parcelas, e o que for cobrado além como despesas com juros.

"Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva!"
Tatiane Viana

Tatiane Viana

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 15:41

Bom, vou completar minha pergunta:

No final a empresa acabou pagando um empéstimo de 3.309,92. Eu tenho que fazer um lançamento de Juros dessa diferença 309,92 no ato do credito do emprestimos?

Fernanda Souza

Fernanda Souza

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 10 fevereiro 2011 | 08:37

Tatiane,

As parcelas estão variando porque a taxa de juros é pós fixada. Quanto ao valor creditado na conta, provavelmente foi descontada a TAC(tarifa de abertura de crédito).
Como nosso nobre colega já disse, solicite o contrato ao banco e conseguirá sanar essas dúvidas.
Quanto a contabilização, levando em consideração o que suponho, temos:
Da contratação
D-BANCO
D-DESPESAS BANCÁRIAS
C-EMPRESTIMO
Das parcelas
D-EMPRESTIMO
D-JUROS S/ EMPRESTIMO
C-BANCO

Espero ter contribuído.

Abraço

Fernanda Souza
Contadora

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade