x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.955

Gestão de Empresas

ALCIONE LUIZ SEBOLD

Alcione Luiz Sebold

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 13:46

Gostaria de contar com a ajuda para resolver alguns problemas de gestão, tenho uma micro empresa no simples Madeireira,Material de construção, tintas e serviços, só que a coisa sempre foi meio aos trancos e barrancos, gostaria de gerenciar um tanto quanto melhor do que foi até agora a gestão empresarial de minha empresa, só não sei como organizar isso pra iniciar.
Minha empresa cresceu, a contabilidade sempre foi baixa sem nenhuma informação.
Gostaria talvez de informações até mesmo de algum sistema de gestão onde pudesse ir lançando as movimentações, e tudo mais né.
Aguardo retorno de alguém que possa me instruir.
Alcione

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 14:57

Cara Alcione

Tudo depende do nível de informações que você deseja controlar, partindo desse ponto é que se verifica a forma com que se trabalharia para alcançar tal anseio, podendo ser desde uma planilha em Excel até programas integrados.

Minha dica é que analise bem as suas necessidades hoje e as suas pretensões para o amanhã, e diante desse quadro ver as possibilidades existentes na internet e/ou no mercador de software.

At.
Marcos Vinicius

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 16:44

Boa Tarde, Alcione.

1) Segue um modelo de gestão de empresa. Note que cada empresa tem sua forma de gestão; não existe um padrão de gerenciamento. O objetivo do modelo apresentado é que possa lhe servir como instrumento de orientação e extrair/adptar aop porte da empresa.


2) Modelo de Gerenciamento Empresarial - Instrumentos .

ÁREAS DE GERENCIAMENTO DOS GESTORES (Sócios Administradores ou Diretores)
a) Gerência do Departamento Administrativo
b) Gerência do Departamento de Vendas e Assistência Técnica
c) Gerência do Departamento de Produção e Engenharia Industrial


1º. DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO
1.1. CONTABILIDADE GERENCIAL
Administração dos recursos financeiros
- Caixa e bancos conta movimento
- Planilha das aplicações financeiras
Contabilidade geral
Balancete contábil mensal
Reconciliações contábeis mensais
Contabilidade fiscal (livros fiscas e informações fiscais)
Recursos humanos (folha de pagamento e outros)


1.2. CONTABILIDADE DE CUSTOS
Aplicação de um sistema de custeio
Análise do custo mensal dos produtos fabricados
Levantamento do inventário mensal dos estoques e produtos fabricados


1.3. SUPRIMENTOS
Cadastro de fornecedores
Pedidos de compra de matéria prima e demais materiais
Pedidos de compra para o imobilizado


1.4. SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG)
Informações mínimas que o SIG deve conter:
- da Gerência do Departamento Administrativo:
recursos financeiros
contabilidade geral
custos
suprimentos
tributos
recursos humanos

- da Gerência do Departamento de Vendas e Assistência Técnica:
pedidos em carteira
meta financeira prevista e realizada
meta de volume físico previsto e realizado

- da Gerência do Departamento de Produção e Engenharia Industrial:
meta de produção prevista e realizada
meta de qualidade prevista e realizada

- da execução do Plano Estratégico do ano-calendário:
plano de execução da estratégia aprovado pela Diretoria
metas alcançadas
análise e ação tomada sobre os desvios ocorridos no mês

- do Programa de Participação nos Resultados (PPR) dos empregados:
apresentação das metas mensais previstas e alcançadas
divulgação mensal no mural aos empregados


1.5. PORTARIA, RECEPÇÃO E CIRCULAÇÃO INTERNA DE DOCUMENTOS
Organização das entradas e saídas de pessoas, veículos e materiais na empresa
Definir uma pessoa que fará a recepção na Portaria
Criar o "malote interno" para envio e circulação de documentos da empresa, com o objetivo de reduzir a circulação desnecessária dos funcionários entre setores da empresa


2º. DEPARTAMENTO DE VENDAS E ASSISTÊNCIA TÉCNICA
2.1. VENDAS NACIONAL E EXTERIOR:
Pedidos em carteira, por representante (físicas e financeiras)
Pedidos pendentes (físicas e financeiras)
Vendas/faturamento previsto e realizado no mês e até o mês:
- físicas
- financeiras


2.2. ASSISTÊNCIA TÉCNICA:
Estatísticas de produtos com defeitos:
- em garantia
- fora de garantia
Prazos de atendimentos aos clientes
Satisfação dos clientes


3º. DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO E ENGENHARIA INDUSTRIAL
3.1. FABRICAÇÃO DE PRODUTOS:
Almoxarifados e estoques de materiais
PCP - Programação e Controle da Produção
Produção do mês e até o mês:
- prevista
- realizada
Análise das não-conformidades do mês:
- analisadas
- pendentes


3.2. ENGENHARIA INDUSTRIAL:
Engenharia de produto
Desenvolvimento de novos produtos
Desenvolvimento de novos projetos


Este modelo de gestão deve ser ajustado às necessidades de cada empresa, pois cada empreendimento possui seu modo de administrar e como tal deve ser respeitado. Dentro desse princípio está o objetivo em poder contribuir para melhorar a gestão da sua empresa.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
ALCIONE LUIZ SEBOLD

Alcione Luiz Sebold

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 16 fevereiro 2011 | 18:08

Agradeço a atenção dispensada ao Sr. Marcos e ao Sr. Ronaldo que de prontidão se propuseram a dar alguma dica.
Meu maior problema Sr. Ronaldo é colocar em prática todos esses itens que esta me informando. Acredito seriamente que serei obrigado a ter a acessoria de um consultor como o Sr. pra que possa ser orientado de forma clara.
Não sei se via internet seria possível esta situação, mas ficaria grato.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 00:32

Alcione
Boa Noite


Sugiro vc buscar o sebrae da sua região, eles possuem consultores que podem te auxiliar no tipo de gestão que vc precisa para se organizar.

Aqui em São Paulo, empresas que utilizam dos serviços dele tem aprendido a se organizar e melhorar a gestão da empresa.

No seu Estado o site do sebrae é http://www.sebrae-sc.com.br


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 11:32

Bom Dia, Sr. Alcione.

1) A idéia da Heloisa é bastante sugestiva. O SEBRAE/SC realmente contribui muito no desenvolvimento e gestão para as empresas.

2) O modelo de gerenciamento (instrumentos) por mim apresentado tem foco nas empresas industriais; no entanto pode ser ajustado às empresas comerciais.

3) Dentro do contexto comercial e considerando o porte médio de uma empresa, poderia ser a seguinte estrutura:

3.1. Definir a estrutura organizacional da empresa. Isto é, definir o organograma considerando Diretoria – Gerência – Supervisores – e parte operacional. Elaborada a estrutura, definir as responsabilidades e atribuições de cada função registradas em um documento, do tipo – Manual de Procedimentos e Funções de Administração da Empresa.

3.2. A estrutura deverá ser organizada pelas seguintes áreas, subordinadas à Direção Geral (Diretor Presidente ou Sócio Administrador):
a) Administrativa;
b) Comercial, segregada em departamentos/setores.

3.3. A Estrutura Administrativa composta por: Diretoria, Departamento Administrativo (contabilidade geral, fiscal e de custos, balancetes mensais, controle financeiro, contas a pagar e a receber, recursos humanos, etc) e Departamento de Compras e Estoque de Produtos (cadastro de fornecedores, compras, controle de estoque - sistema informatizado, etc.).

3.4. A Estrutura Comercial composta pelos departamentos/setores de vendas, como: Madeireiro; Material de Construção em hidráulica, elétrica, cerâmica e outros; Tintas, vernizes e diluentes; demais materiais de construção, como cimento, areia, etc.

4. Via de regra, são os escritórios de contabilidade que executam a parte operacional (legal e fiscal) das pequenas e médias empresas. Dessa forma é importante que o escritório esteja comprometido com a empresa prestando as informações solicitadas mensalmente e dentro de prazos pré-estabelecidos entre as partes para que possa ser exercida uma administração eficaz e gerencial gerando bons resultados à empresa e aos sócios que investiram no negócio para obterem o retorno desejado.

Como contribuição inicial, é o que tenho a apresentar.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
patriciany ricoy

Patriciany Ricoy

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 14:35

Gostaria que alguém me orientasse com relação a escrita fiscal de uma transportadora. Quais os livros fiscais que tenho que escriturar, é ME optante pelo simples. Estou cheia de duvidas pois é a primeira empresa desse ramo que estou responsável.

Obrigada.

ALCIONE LUIZ SEBOLD

Alcione Luiz Sebold

Iniciante DIVISÃO 4, Diretor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 17 fevereiro 2011 | 15:38

Agradeço a atenção que todos destinaram pra minhas dúvidas, realmente posso contar com o SEBRAE, sendo que no ano passado já os procurei, fiz uma entrevista com o consultor . Fiquei muito chateado com isso pois fiquei esperando por 90 dias, fui atrás novamente e me falaram que haviam esquecido de enviar o consultor.
Então dei continuidade no meu modo mesmo, mas com o crescimento da empresa vejo que não tenho escolha, preciso de uma ajuda na organização empresarial em um todo, financeira, custos, Rh, etc. e acredito que vou ter que procura-los novamente ou talvez até alguma empresa particular mesmo.
Enfim, agradeço a atenção de todos.
Sr. Alcione

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.