x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.038

ajuste de exercício anterior(Veículo)

João Paulo Guedes do Nascimento

João Paulo Guedes do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 14:05

Boa tarde,

Estou contabilizando o mês 01/2011 de uma empresa de Lucro Real e no meio da documentação apareceu uma aquisição de um veículo ref. 07/2010.

Gostaria de saber se eu posso contabilizar esse veículo em 01/2011, conf. a Lei das S/A 6.404/1976, da seguinte forma:

D-Veículos(A.P)
C-Ajuste de exercícios anterior(P.L.)..........100.000,00

D-Ajuste de exercícios anteriores(P.L.)
C-Lucros ou prejuízos acumulados(P.L.)....100.000,00


Desde já, obrigado.

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!
João Paulo Guedes do Nascimento

João Paulo Guedes do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 17:31

Marcos, boa tarde!

Segue abaixo um texto retirado de um site, que por sinal me deixou com mais dúvidas:

"RETIFICAÇÃO DE ERROS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES

A retificação de erros de exercícios anteriores poderá afetar, também, o lucro líquido do exercício. Nesse caso, o valor correspondente a retificação será lançado, conforme o caso, a débito ou a crédito da conta de "Lucros ou Prejuízos Acumulados". Note-se que os ajustes são aqueles resultantes de efeitos na retificação de erro imputável a determinado exercício anterior e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

O contabilista deve ter bastante cautela e prudência para registrar ajustes por erros de exercícios anteriores diretamente na conta de Lucros Acumulados, e não se deve dar esse tratamento a pequenos valores.

ERROS COM CONTAS PATRIMONIAIS

Regra geral, os erros cometidos com contas patrimoniais, tais como inversão de lançamento, contrapartida a débito em conta indevida ou contrapartida a crédito em conta indevida, não provocam influência na determinação do lucro e, por inferência, no resultado tributável do exercício.

O reflexo na determinação do resultado do exercício, via de regra, só ocorre quando a contrapartida das contas patrimoniais transitar pelo balanço de resultados e, conseqüentemente, se traduzem em aumento, redução ou postergação do pagamento do Imposto de Renda. "


Créditos: Créditos(Portal da contabilidade)

Obs.: Não encontrei nas regras se é permitido postar link de outros sites, então irei postar a critério de créditos do site, se não for permitido peço desculpas aos moderadores.

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.