x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 8.703

Ajuste de saldo bancário

Maria de Souza Botelho

Maria de Souza Botelho

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 18 fevereiro 2011 | 15:33

Boa tarde a todos,

Estou realizando a escrita contábil de uma empresa do Lucro Presumido que veio de outra contabilidade. O fato é que a contabilidade anterior não lançava o extrato bancário da empresa no balanço. No extrato, o saldo inicial de janeiro de 2011 é de - R$ 35.812,46 (negativo). Qual o lançamento contábil para ajustar este saldo para o início da contabilização dos extratos referente 2011?

Dese já, agradeço a vossa colaboração.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 21 fevereiro 2011 | 14:04

Boa tarde Michele.


Mediante a natureza do saldo, uma conta pode ser Estáveis devedoras, estáveis credoras e instáveis. Portanto, por natureza, Bancos Conta Movimento, é uma conta Estável devedora. Um saldo bancario negativo é um passivo disfarçado, na gíria contábil, chamamos de saldo virado, sendo assim, deve ser transferido para o passivo, logicamente depois de uma analise para saber se realmente o saldo está virado.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 21 fevereiro 2011 | 14:18

Boa tarde, Michele Prasser


No extrato, o saldo inicial de janeiro de 2011 é de - R$ 35.812,46 (negativo). Qual o lançamento contábil para ajustar este saldo para o início da contabilização dos extratos referente 2011?

A solução de seu problema não se resume apenas à regularização do saldo de conta corrente bancária que nunca foi contabilizada. Para conhecer a sistemática de lançamentos contábeis de movimentação bancária sugiro-lhe anlisar uma postagem de minha autoria feita em 25/08/2009 no seguinte tópico: clique aqui.

Retornando ao assunto em pauta, entendo que o único método seguro e legalmente válido seria exigir do contabilista anterior todos os livros contábeis já autenticados, analisar todas as contas, regularizar os saldos inconsistentes (que provavelmente não será apenas o saldo bancário), adicionar aqueles omitidos, emitir um balanço de abertura e desde então prosseguir com os registros contábeis regulares e de acordo com a realidade.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.