Flavio Coelho
Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa noite,
Não concordo com certas práticas adotadas por alguns companheiros no trabalho e gostaria de saber se existe base legal sobre algumas classificações contábeis.
Provisionar contas a pagar X Lançar direto no resultado quando forem pagas
Situação: Me explicaram que o procedimento que utilizam é a provisão apenas quando o pagamento ocorrer em mês diferente da competência da NF, ou quando houver retenções sobre a mesma.
Opinião: Acho que fica uma bagunça nas DFs. É possível levantar o quanto foi gasto com alguns "fornecedores" no período, através do Passivo. Já outros, não, pois estão todos lançados em uma mesma conta no resultado (considerando o mesmo tipo de "fornecedor").
Dúvida: Existe algum pronunciamento sobre isso?
Fornecedores X Contas a pagar
Situação: Onde trabalho, quase todas as contas a pagar são classificadas como Fornecedores, exceto energia elétrica e telefone, que vão para Contas a pagar.
Opinião: Lançando em Fornecedores apenas as contas a pagar ligadas à atividade operacional, acredito que ajudaria na identificação de credores "indispensáveis" ao funcionamento da empresa.
Custos X Despesas
Situação: Só há distinção entre custos e despesas se for indústria. Se for uma prestadora de serviços (advocacia, consultoria, medicina, etc.), não.
Opinião: Acho que essa é uma maneira de dificultar, e muito, a tomada de decisão. Ao meu ver, se tudo fosse segregado, ficaria mais fácil identificar quais gastos poderiam ser cortados e seus impactos sobre o resultado. Agora, se por exemplo, os salários dos advogados forem classificados junto com os das secretárias na despesa, essa análise fica mais complicada.
Desculpem pelo tamanho da dúvida.