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Registro Estoque custos importação

Daniela R. Machado

Daniela R. Machado

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Negócios
há 13 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2011 | 15:21

Caros colegas, boa tarde!

Tenho uma situação inusitada e não sei como proceder.

Um cliente trabalha com importação direta. No transporte das mercadorias do despachante para o estabelecimento discorrem algumas despesas pós desembaraço, como frete, vistoria.

Estes valores deveriam compor o custo da mercadoria.

O que acontece é que estes valores só chegam para a empresa normalmente após a comercialização da mercadoria, ou seja, após ela já ter sido faturada.

A empresa trabalha com método de avaliação a preço médio.

Como faço para registrar no estoque valores que fazem parte do custo de produtos que já foram faturados?

Posso registrar estes custos no estoque ?

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2011 | 20:32

boa noite,

Pode sim, visto que o custo da mercadoria vendida compõe-se de estoque inicial + compras - o estoque final. Se você faz uma avaliação do custo da mercadoria a cada trimestre no caso de lucro real, apenas alguns casos esse custo nao será incluso. O que vai acontecer é um aumento inicial do seu lucro em virtude do custo menor, no entanto, numa série histórica esse valor se ajusta, pois o valor não computado num mês fica para o mes seguinte.

atenc.

Daniela R. Machado

Daniela R. Machado

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Negócios
há 13 anos Quarta-Feira | 23 fevereiro 2011 | 20:56

Obrigada pela atenção Francisco, tenho mais uma dúvida. Se a empresa importou a mercadoria e já vendeu antes do registro destes custos, suponhamos que o estoque da mercadoria ficou zerado. Quando entro estes custos eles estão no meu estoque sem referência a itens e quantidades, isto não gera repercussões nos meus livros fiscais, como ficaria meu livro de registro de entradas e de inventário se eu estivesse em época de encerramento do período fiscal?

Grata!

DANIELA MARIA BATISTA

Daniela Maria Batista

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 2 março 2011 | 11:23

Bom dia!

Tenho algumas importadoras diretas aqui no escritório em que trabalho, e posso lhe assegurar de que o tratamento contábil destas empresas são diferentes da empresa comercial, justamente por conta da necessidade de ter custos pós desembaraço como armazenagem, seguro, transporte etc...todas as despesas que não constam na Nf de entrada ( importação).
Na realidade a importadora tem uma planilha de custos que antecede toda a operação, onde ela simula todos os gastos, por isso, nas importadoras sempre utilizaremos a conta de importações em andamento até a real nacionalização e apuração do custo da mercadoria importada, pois na realidade na importação, muitas vezes o cliente vende a mercadoia antes mesmo de pagar todos os custos, por isso, para que o meu estoque nacional e o custo fique mais próximo do que efetivamente será apurado após os pagamentos, utilizo como base sempre a palnilha de custos da importação, e quando for fazer o efetivo pagamento das despesas referentes a esses processos jogo essas diferenças para o custo.
Todos os nossos clientes importadores, só emitem a Nf complementar das importações no momento em que todas as despesas forem pagas, pois aí, tenho como provar a forma que cheguei no meu custo tanto com documentos contábeis( que são os comprovantes de despesas), assim como na parte fiscal, pois terei a NF de entrada e também a NF complementar, que se somar o valor dos produtos da NF de entrada + o valor da NF complementar, será exatamente o valor que passei para meu CMV na contabilidade referente aquele processo de importação.

Espero poder ter lhe auxiliado.

Att.

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 17:09

Daniela

tenho um caso que é o seguinte, as despesas a empres amonta uma planilha ocmo vc disse, ok só que qdo a importação está concluida eles emitem a nf de venda e o cliente paga a mercadoria mais oq foi gasto no relatorio, como importação.

minha dúvida é a seguinte, esses pagamentos ficam no ativo em importação em andamento e qdo zera a importação vi que jogaram pro estoque, mas como o cliente pagou na verdade posso utilizar esses gastos como meus custos? ou não e como fica isso contabilmente.

vi que fizeram isso em 2010, e esses valores pagos pelo cliente deixaram em adiantamentos de clientes no passivo, nao sei oq fazer

DANIELA MARIA BATISTA

Daniela Maria Batista

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 17:43

Antonio, boa tarde!

Acredito que seu cliente opera como uma trading ( ou seja importa por conta e ordem de terceiros), por favor, verifique a modalidade da impprtação ( direta, encomenda, ou por conta e oredem), para que não lhe passe as informações incorretas, pois para cada caso existe uma forma de contabilizar.

Att

Daniela Maria

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